Quanto tempo posso deixar o pão crescer?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Então nesta etapa vale a observação, ou seja, o pão só pode ser modelado e assado quando a massa dobrar de tamanho, isso pode levar 1 hora ou 3 horas, portanto não sigam o tempo que a receita diz, observem se a massa dobrou de tamanho, leve o tempo que levar!

Outra dica para saber como fazer pão no frio é não se esquecer que os tempos de processos são diferentes. Para que a massa dobre de tamanho, pode levar pelo menos 45 minutos – dependendo das condições climáticas.

Ao dobrar, redistribuímos os componentes da massa (fermento, bactérias, enzimas, açucares) reiniciando a fermentação, resultando em uma rede de glúten mais estruturada, aromas mais acentuados e produção de mais bolhas de ar que vão permitir um pão mais alveolado, com mais sabor.

Deve-se aguardar 30 minutos antes de começar a sovar a massa. No processo, a massa é dobrada sobre si mesma, várias vezes, com intervalos de meia hora. A última dobra deve respeitar o tempo de 60 minutos. As dobras devem ser feitas, levemente, para manter os gases da fermentação, responsáveis pelo crescimento do pão.

Depois da sova a massa precisa descansar em lugar arejado, porém longe da luz e do vento, além disso lembre-se de deixar o forno pré aquecido, pois a massa precisa ir para um lugar mais quente após descansar.

Longa fermentação – é um meio termo entre as 2 fermentações acima, isso porque, você geralmente utiliza o fermento biológico pronto, só que em menor quantidade e o tempo de preparo do pão tende a ser maior, em torno de 16 h.

Para saber se a massa de pão já cresceu, coloque o dedo dentro da massa, até estar todo coberto e retire-o. Se após dois minutos o buraco permanecer, a massa já estará pronta para ir ao forno.

Então nesta etapa vale a observação, ou seja, o pão só pode ser modelado e assado quando a massa dobrar de tamanho, isso pode levar 1 hora ou 3 horas, portanto não sigam o tempo que a receita diz, observem se a massa dobrou de tamanho, leve o tempo que levar!

Que tal colocar a massa de pão no forno para acelerar o seu crescimento? Outra maneira de acelerar o crescimento da massa de pão no inverno é colocá-la dentro de um forno levemente aquecido. Basta ligar o aparelho na temperatura mais baixa, deixar aquecer por 5 minutos, desligar o fogo e colocar a massa.

Uma tigela de água quente pode ser uma salvação em alguns momentos, pois ajuda a formar um ambiente quentinho. Além disso, ajuda a manter a umidade suficiente para a fermentação acontecer de forma ideal seu pão a crescer melhor.

Fermentando na geladeira
Se não conseguir assar a massa nas horas seguintes após a sovar, se o tipo de massa permitir, pode colocá-la na geladeira e deixar crescer lentamente. Uma temperatura mais baixa evitará que a massa estrague por crescer muito ou azedar durante a fermentação.

O tempo ideal para o trabalho das leveduras é de aproximadamente uma hora. Por esse motivo, é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.

Outro erro comum na panificação é abrir o forno durante os primeiros 20 minutos. Acontece que se o forno perde calor nessa etapa, seu pão não vai formar a tão sonhada casca. Sendo assim, tenha paciência e evite abrir o forno antes da hora.

Se a marca fica muito expressiva ou murcha o pão, então é sinal de que o pão passou no ponto da fermentação. Isso pode ser bom no caso do pão de forma, mas não nos pães de casca mais grossa, como o pão francês. Nesses o objetivo é abrir pestana.

As temperaturas e tempos de fermentação variam de 24 a 30oC durante uma a três horas, para a fermentação lenta e temperaturas em torno dos 32oC durante aproximadamente 40 minutos, para fermentação rápida. Na fermentação lenta, deixa-se a massa repousar por um período de 2 a 6 horas, mantendo as peças cobertas.

Quando a massa fermenta ela aumenta de volume, e a variação do volume depende de uma série de fatores como a temperatura do ambiente, da massa, do tipo de farinha, da quantidade de água na massa, da quantidade de sal, entre outros. Por isso é difícil estabelecer uma quantidade de tempo…

Outra razão para se guardar a massa na geladeira é quando se quer uma massa menos fofa e mais crocante, como as de pizzas. Quanto menor for a temperatura, menos os microrganismos do fermento vão se proliferar, por isso eles não produzem tantos gases e a massa fica mais fina e crocante.

Todavia, como o pão apresenta uma rede de proteínas na massa (glúten), ele consegue aprisionar parte do gás carbônico. Na tentativa de expandir-se (sair para o ambiente), o gás carbônico força o glúten, esticando-o, dando-nos a sensação de que a massa está crescendo.

A temperatura da massa do pão
E quando a massa aquece, o processo de fermentação pode ser adiantado, fazendo com que o pão não cresça. O gelo atua para controlar a temperatura da massa e garantir que o seu crescimento ocorra no momento e temperatura desejados, proporcionando mais qualidade ao seu pão.