Quanto tempo posso congelar purê de batata?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

2 meses

R: Pode armazenar o purê de batata congelado no freezer por até 2 meses. Após esse período, a qualidade do purê de batata pode começar a deteriorar e afetar seu sabor e textura.

Todos os tipos de purês podem ser congelados. As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas.

Como fazer marmitas para congelar: quais ingredientes usar
Assim, o ideal é optar por alimentos como carnes, sopas, arroz, feijão, molhos, purês, legumes e verduras. Evite alimentos crus e alimentos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite e maionese, já que estragam com mais facilidade.

Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.

O micro-ondas é um método mais ideal se você estiver reaquecendo porções individuais em vez de um grande lote de purê de batatas. Além disso, você precisará deixá-los descongelar se estiverem congelados. Coloque o purê de batatas em um recipiente próprio para micro-ondas e aqueça-os por 2 minutos.

Você pode armazenar o patê na geladeira por até 5 dias.

Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.

Você também pode congelar essa sopa! Coloque-a em uma vasilha, etiquete com o dia que foi preparo e congelado. Leve para geladeira para congelar e a sua validade é por até 3 meses.

R: Pode armazenar o purê de batata congelado no freezer por até 2 meses. Após esse período, a qualidade do purê de batata pode começar a deteriorar e afetar seu sabor e textura.

As marmitas para congelar podem ser ótima escolha, mas precisam ser preparadas com ingredientes que permaneçam com sua textura e sabor originais mesmo depois de descongelados, como cenoura e brócolis cozidos no vapor ou assados; batata, mandioquinha ou abóbora no formato de purê; milho e ervilha; arroz e feijão ou ...

Batata cozida: não congela bem, a textura modifica e ela fica esfarelando. Cremes e pudins que levam amido: soltam água depois de descongelados.

CONSERVAÇÃO: Purê de batata não deve ser congelado, a textura por conta do amido fica granulada então por isso não é recomendado. Na geladeira você deve consumir em 4 dias.

Coloque o purê de batatas em uma panela e acrescente um pouco de leite e uma colher (café) de manteiga ou margarina e vá mexendo até esquentar. Assim ele ficará cremoso novamente e com aspecto e gosto de purê novinho.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

Saiba que vegetais refogados ou cozidos e carnes ao molho são excelentes opções para marmitas congeladas porque continuam deliciosos, com gostinho de comida fresca. Então aposte em carne moída, carne ensopada, frango desfiado ou cozido com molho e até peixe para comer ao longo dos dias.