Quanto tempo posso cancelar uma matrícula?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

De acordo com o Código, o contratante pode desistir a qualquer momento do serviço, neste caso, da matrícula, desde que faça a comunicação, preferencialmente por escrito, para o estabelecimento de ensino.

O que é? O cancelamento de matrícula é o procedimento realizado quando o discente manifesta formalmente a sua desistência do curso, encerrando seu vínculo com a instituição.

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

No caso de desistência após o início das aulas, entende-se que pode ser cobrada multa, mas ela não deve ser superior a 10% do valor das mensalidades que estão prestes a vencer, com base no artigo 9º do Decreto de Usura (Decreto 22.626/1933).

Escola não pode cobrar multa por rescisão de contrato devido a reiterados adiamentos do início das aulas.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor
De acordo com o Código, o contratante pode desistir a qualquer momento do serviço, neste caso, da matrícula, desde que faça a comunicação, preferencialmente por escrito, para o estabelecimento de ensino.

As escolas particulares podem cobrar uma multa do aluno que resolver rescindir o contato de prestação do serviço educacional. Com o prolongamento da falta de aulas presenciais na pandemia de coronavírus, cancelar o contrato tem sido a opção considerada por muitos familiares dos estudantes.

Trancamento: Você possui vínculo com a instituição podendo retornar solicitando o destrancamento de matrícula a qualquer momento conforme regras e prazos estabelecidos para cada curso. Cancelamento: Você perderá o vínculo com a Instituição de Ensino, devendo prestar novo processo seletivo para um novo ingresso.

O consumidor não precisa justificar por escrito o cancelamento da inscrição no curso, mas se faz necessário, por segurança, que o aluno comunique, por escrito, dentro do estabelecimento de ensino, ou envio de carta registrada nos Correios, sobre o cancelamento do curso.

Enquanto o trancamento está em vigor, o aluno não sofre penalidades por não frequentar aulas do curso, pois sequer está matriculado no semestre. Além disso, trancar a faculdade não exige multa ou pagamento das mensalidades durante o período.

Código de Defesa do Consumidor
Nesses casos, o artigo 49 do CDC garante o direito ao arrependimento, com o cancelamento da compra virtual sem justificativas e sem ônus em um prazo de sete dias após a aquisição.

O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento.

No caso de desistência, o consumidor não tem que pagar nada, quando dentro do prazo mencionado, que é de sete dias.

º_____________________, aluno (a) desta Universidade, do curso de ________________________________ Campus________________________, declaro para os devidos fins de direito e a quem possa interessar, que DESISTO de minha vaga no referido Curso, podendo esta IFES utilizar-se da vacância para o aceite de outro discente que ...

Normalmente há a cobrança de multa em caso de cancelamento. As cláusulas não poderão estar em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, mas a sua anulação só é possível através de acordo entre as partes ou de decisão judicial.