Quanto tempo posso cancelar a matrícula?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A desistência do curso deve respeitar os prazos legais, geralmente no mínimo de 7 (sete) dias depois da assinatura do contrato para que a Instituição possa preencher a vaga para outra pessoa, por analogia, ao artigo 49 CDC ou outro prazo estipulado em contrato.

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

Saiba que consumidor tem até sete dias, a partir da assinatura do contrato, o direito de desistir do curso. Pagou matrícula e a primeira mensalidade?

As escolas particulares podem cobrar uma multa do aluno que resolver rescindir o contato de prestação do serviço educacional. Com o prolongamento da falta de aulas presenciais na pandemia de coronavírus, cancelar o contrato tem sido a opção considerada por muitos familiares dos estudantes.

Escola não pode cobrar multa por rescisão de contrato devido a reiterados adiamentos do início das aulas.

Muitas vezes, o aluno desiste das aulas por causa da má prestação de serviço. Sempre que ficar comprovada que a rescisão do contrato decorre de atitudes da empresa, o consumidor não deverá pagar multa.

Trancamento: Você possui vínculo com a instituição podendo retornar solicitando o destrancamento de matrícula a qualquer momento conforme regras e prazos estabelecidos para cada curso. Cancelamento: Você perderá o vínculo com a Instituição de Ensino, devendo prestar novo processo seletivo para um novo ingresso.

Caso você opte por desistir do serviço, é possível pedir o cancelamento a qualquer momento, desde que seja feita a comunicação ao estabelecimento de ensino. A multa contratual nesses casos pode ser cobrada, ou seja é legal, e serve como uma garantia da empresa de compensar o prejuízo em casos de desistência.

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) estabelece como parâmetro que o fornecedor retenha até 10% do valor da matrícula, caso haja desistência antes das aulas; caso elas já tenham iniciado, esse percentual pode ser descontado das mensalidades subsequentes[1].

Resposta do Procon: O aluno ou seu responsável tem direito à devolução integral do valor pago pela matrícula quando desistir do curso antes do início das aulas.

Normalmente há a cobrança de multa em caso de cancelamento. As cláusulas não poderão estar em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, mas a sua anulação só é possível através de acordo entre as partes ou de decisão judicial.

Se você desistir do curso antes do período letivo, a instituição de ensino é obrigada a devolver o que foi pago a título de matrícula.

Se você trancar ou cancelar, então não deve ser cobrado as mensalidades que vencerem, mas se você abandonar a faculdade as mensalidades serão cobradas normalmente, podendo te gerar uma grande dor de cabeça.

Abandono intelectual
246 – Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. R >> O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A escola não pode impedir o aluno de sair sozinho ou até mesmo antecipar sua saída, se assim for necessario, desde que autorizado por escrito pelos pais. A escola não pode estar acima da Constituição, que garante o direito de ir e vir.

De acordo com o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os pais devem matricular os filhos na escola e garantir sua frequência. Caso contrário cometem crime de abandono intelectual (art. 246 do Código Penal) e a pena é de detenção de 15 dias a um mês ou multa.