Quanto tempo pode usar protetor solar vencido?

Perguntado por: amatias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Isto é somente quando a marca não especificou a data de expiração. Os regulamentos por lei exigem que todos os filtros solares permaneçam em vigor por pelo menos três anos. Quando o produto expira, os ingredientes perdem sua eficácia. Eles não fornecerão o mesmo resultado ou proteção SPF que antes da data de expiração.

5) Pode usar protetor solar vencido
Usar qualquer produto com prazo de validade vencido não é recomendado e, no caso do protetor solar, o vencimento compromete o índice de proteção, fazendo com que os efeitos do sol, como manchas, possam ser sentidos.

Se tem algo que não podemos fazer é usar produtos com o prazo de validade vencido, mesmo que estejam fechados e não sejam utilizados, eles não são mais seguros.

Ainda assim, em alguns casos, o produto pode ser danoso para a pele humana e os seres marinhos. Isso porque, entre os químicos presentes no protetor solar estão a oxibenzona e o octinoxato. Ambas as substâncias podem afetar os níveis de hormônio e causar alergias na pele.

Maquiagem e cosmético têm prazo de validade e deve ser respeitado. O uso desses produtos depois da data do vencimento pode causar alergias e até infecções, com o risco de deixar sequelas na pele.

Para saber qual é o prazo de validade do protetor deve procurar por um símbolo com frasco aberto que tem o número de meses que o produto é válido. Normalmente, é entre os 12 e os 24 meses.

Apesar de muitas pessoas não saberem, o filtro solar também deve ser removido antes de dormir, para evitar a obstrução de poros e possibilitar que a pele fique livre de qualquer resíduo durante a noite.

Apesar de ser um hábito bastante frequente entre as pessoas, ele não é recomendado. Na verdade, é desaconselhado. Isso porque a pele do corpo tem características diferentes das do rosto, então o ideal é utilizar protetor solar corpo e rosto diferentes, que atendam às necessidades de cada área.

O problema é que, além de perderem o efeito, maquiagens vencidas são o local perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias, como explica o dermatologista Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo ele, o uso desses produtos pode provocar inúmeras doenças de pele.

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

Em relação ao descarte de cosméticos, se você não for mais usar um produto dentro da validade, doe-o para uma pessoa que tenha interesse. Mas se não houvernenhuma outra alternativa, descarte-os no lixo comum, sempre os soltando das embalagens plásticas para evitar o consumo por outra pessoa.

O prazo de validade é o intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante. Seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter uma data de validade.

O protetor solar Anthelios da La Roche-Posay, sem cor, com proteção UVA/UVB, ação anti-idade indicado para todos os tipos de pele, está entre os primeiros lugares na lista dos protetores/emolientes mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

Para uma proteção eficaz da pele, recomenda-se filtro solar com índice de FPS 30 ou superior; O FPS indica a proteção aos raios UVB. Outra informação muito importante é o PPD, que mede a proteção ao UVA. Um bom PPD deve corresponder a 30% do valor do FPS.

Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição entre os maiores mercados globais de proteção solar. O país fica atrás de Estados Unidos e China. Na projeção para o próximo quinquênio, o setor de sun care chinês tem previsão de crescer 51%. Dessa forma, a China pode desbancar os Estados Unidos e assumir a liderança mundial.

Porque o protetor solar e tão caro? O filtro solar não é considerado medicamento e por isso tem muito imposto embutido no preço.

Na verdade, quando aplicado propriamente, o protetor de FPS 50 protege em 98%, enquanto o de FPS 100 protege 99%. Além disso, pessoas que optam por fatores mais altos tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, porque têm a falsa sensação de proteção.