Quanto tempo pode usar a farinha de trigo vencida?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A farinha tem uma vida longa e até pode durar mais do que a data que é descrita na embalagem. Segundo o portal Healthline, é possível consumi-la entre três a oito meses depois da validade terminar.

Todos os tipos de farinha podem ser classificados em forte e fraca. A forte é aquela farinha rica em proteínas, de ótima qualidade, e que, por isso, produz massas bastante consistentes. Para uma farinha ser considerada forte, ela precisa possuir de 10,5% a 12% de proteína.

A farinha tem uma vida longa e até pode durar mais do que a data que é descrita na embalagem. Segundo o portal Healthline, é possível consumi-la entre três a oito meses depois da validade terminar. Ainda assim, o melhor é sempre guardá-la em condições, já que se pode estragar com facilidade.

Para que o descarte seja feito, é recomendado que você procure a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária do seu município, pois esses órgãos têm competência para dar a assistência necessária e prestar informações sobre o que fazer para descartar um produto vencido adequadamente.

Alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Pode usar a farinha de trigo com bichinho? A resposta para essa pergunta é, sim! Pode comer a farinha se estiver com caruncho, pois esses bichinhos não oferece riscos a saúde.

Transfira a farinha para um recipiente hermético. Deixe guardada na geladeira por até seis meses, ou no freezer por até um ano.

farinha de centeio

O centeio é um grão clássico para panificação. Por muitos, é considerada a melhor farinha para fazer pão por conta do seu sabor único e da sua riqueza de nutrientes. A farinha de centeio tem bem menos glúten que a de trigo, facilitando a digestão.

A farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul foi a primeira a receber a Indicação Geográfica no Brasil. E os pesquisadores garantem: ela está cada vez melhor! Com pequenos ajustes no processo de fabricação da farinha, conseguiram enquadrar 70% das amostras como Tipo 1, de acordo com a legislação vigente.

Farinha de amêndoa
Essa é, sem dúvida, uma das mais nutritivas: rica em fibra, vitamina E (que age contra os radicais livres) e B2, magnésio e fósforo.

Pode parecer óbvio, mas você não deve usar ingredientes vencidos nas suas receitas. Você pode até achar que não terá problema porque o fermento aparenta estar bom, mas isso é um erro.

A farinha de trigo pode ficar tanto na temperatura ambiente quanto na geladeira. Se você resolver deixar em temperatura ambiente coloque o pacote fechado dentro de recipiente hermético, que fique bem vedado, em local fresco, escuro e seco. Armazenando assim ela irá durar até um ano sem perder suas propriedades.

Maionese, peixe, frango, leite, carne e pão de forma são exemplos que não devem ter consumo após a data de validade.

Venda ou doe para empresas de reciclagem
Essa é uma boa opção, pois além da possibilidade de vender os itens, sua empresa ainda ajuda o meio ambiente. Essa, inclusive, pode ser uma prática para o seu supermercado, já que provavelmente você lida com muitas embalagens diariamente e podem ser descartadas de forma correta.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

A lei 4.823/2019 fixa que o consumidor que constatar validade expirada na compra de produto adquirido em estabelecimentos comerciais tem direito à substituição do produto, de forma gratuita, por outro idêntico ou similar à sua escolha, em igual quantidade, no prazo de 30 dias após sua aquisição, mediante apresentação ...