Quanto tempo pode usar a esponja de lavar louça?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

quinze dias

"Em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja estará na faixa de dez a quinze dias", explica Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, professora do Instituto de Biociências da Unesp.

Uma opção de limpeza testada no estudo é colocar a esponja em uma solução na proporção de uma colher de sopa de água sanitária para 500 ml de água. Ela deve ficar imersa por dez minutos. O que não falta no mercado são recipientes para guardar a esponja após o uso.

O problema é quando se trata de uma quantidade excessiva deles. "Nós encontramos principalmente a Escherichia coli, que pode ocasionar problemas como diarreia, febres. Fungos podem ocasionar problemas de pele, que vão desde uma micose ou até mesmo problemas no pulmão", alerta a pesquisadora Rosana Siqueira.

Além disso, usar a bucha em excesso pode fazer com que você remova a camada de proteção da sua pele, o que pode fazer com que ela fique ressecada e mais sujeita a alergia e infecções. Se ainda assim você fizer questão de usar, o ideal é que ela seja guardada fora do banheiro quando não estiver em uso.

A bucha vegetal, ou esponja vegetal, é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, pertencente ao gênero Luffa. Ela é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que podem ser usadas como esponja de lavar louça, esponja de banho, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha.

A esponja vegetal para lavar louça é uma excelente alternativa natural para limpeza de utensílios domésticos e para o uso no banho pessoal.

A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o plástico poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente.

Deixe a esponja em uma panela com água fervendo por 10 minutos. Ela ficará completamente livre de fungos e bactérias, bastante comuns nesse local.

Já o lado amarelo é utilizado para a espuma supermacia. Esse lado pode ser usado normalmente para o restante dos utensílios. Alguns exemplos de utensílios que podem ser lavados com o lado amarelo são: copos vidro, panelas antiaderentes, panela inox e recipientes de plástico.

A conclusão é que quanto mais você deixa pratos sujos na pia, mais tempo e ambiente propício os microrganismos terão para se desenvolver. No caso de pessoas que deixam os utensílios de cozinha “marinando” em água morna, o resultado pode ser uma produtiva sopa de bactérias.

Não é mito. Como disse o Maurício Kataoka deixar a louça suja durante a noite permite que uma série de "convivas" se alimentem desses restos enquanto durmimos, o que não é muito salutar para nós. Além disso, se deixares o restos de comida durante a noite, eles vão secar agarrados ao prato, tacho, etc.

A SBD indica que os indivíduos tomem um banho todos os dias. Quem opta por mais de três banhos diariamente, e ainda usa sabonetes e buchas, aumenta o risco de ressecamento da pele e altera o pH cutâneo e das mucosas. Assim, há uma diminuição da proteção natural, o que desencadeia os processos inflamatórios.

O prazo para substituir a esponja de louça varia de acordo com o uso. Em uma rotina média de lavagem de pratos, talheres, copos e panelas de duas vezes ao dia, o recomendável é que a troca seja feita, no máximo, a cada 10 dias.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Sugestões para o utensílio durar mais tempo e não ser foco para proliferação de germes

  1. 1 Mantenha a esponja sempre seca. Após lavar a louça, enxague bem a esponja em água corrente até parar de sair espuma. ...
  2. 2 Evite o uso de sabão. ...
  3. 3 Esponja antibactericida. ...
  4. 4 Desinfete diariamente. ...
  5. 5 Uma semana de vida.

Escovas de Cerdas Naturais
As escovas também podem ser fervidas em água quente por alguns minutos para destruir micro-organismos patogênicos e causadores de odores. Uma boa escova pode durar de três a nove meses. Compare isso com uma esponja que deve ser trocada a cada uma ou duas semanas.

Como utilizar a esponja de lavar louça? Para lavar louças, é simples: umedeça a esponja com água, aplique algumas gotas de detergente e esfregue nos objetos a serem limpos.

Esponja Multiuso: Serve para a limpeza comum das louças, como talheres, pratos e potes. Possui dupla ação, o lado da espuma (normalmente amarelo) pode ser usado para limpeza delicada, já a parte mais áspera (normalmente verde), chamada também de fibra abrasiva, é ótima para a sujeira mais difícil.

Problemas. O fato de a esponja de lavar louça comum na maioria das vezes não ser reciclada a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Isso porque, mesmo quando descartada corretamente, a esponja de lavar louça comum pode escapar para o meio ambiente por meio do vento e da chuva e causar significativos danos.