Quanto tempo pode tomar Ozempic?

Perguntado por: lcoutinho4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Considerando a dose usual para tratamento de diabetes tipo 2, de 0,5 mg, cada sistema de aplicação (caneta) de Ozempic dura cerca de um mês (4 semanas). Para quem está iniciando o tratamento, há também sistemas contendo 4 doses de 0,25 mg (dose inicial) e 2 doses de 0,5 mg, que duram 6 semanas.

A dose inicial de Ozempic® é de 0,25 mg uma vez por semana durante 4 semanas.

Quando começar a utilizar Ozempic®, a dose inicial é 0,25 mg, uma vez por semana, por quatro semanas. Após quatro semanas, seu médico vai aumentar sua dose para 0,5 mg, uma vez por semana.

Sem a semaglutida, o impulso para diminuir o apetite cessa e as respostas de saciedade voltam ao normal entre semanas e meses. Tendência é do peso voltar. O tratamento com o Ozempic é feito em conjunto com mudança de alimentação e prática de exercícios físicos, principalmente.

O endocrinologista Diego Bandeira explica que o processo de suspensão de uso precisa ser progressivo, com a diminuição das doses sendo feita de acordo com a orientação médica.

Efeitos no sistema digestivo Durante o tratamento com Ozempic®, você pode apresentar enjoo (náusea) ou vômito e diarreia. Esses efeitos colaterais podem causar desidratação (perda de líquidos), portanto, é importante que você beba muito líquido para evitá-la.

Em alguns casos, o ganho de peso é até maior do que o que foi perdido anteriormente. “Quando você usa sem orientação você pode ter um efeito rebote, um ganho de peso fora do comum, especialmente quando o uso é interrompido sem um plano de ação”, explica Rosenbaum.

Em relação à medicação Ozempic, estudos mostram que ela leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

A Novo Nordisk afirma que o Ozempic precisa de prescrição médica e deve ser usado apenas para o diabetes tipo 2 (a sua indicação de bula).

Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições. Para ajudá-lo a lembrar de injetar Ozempic® somente uma vez por semana, recomenda-se anotar o dia da semana escolhido (por exemplo, quarta-feira) na caixa.

Efeitos colaterais
A semaglutida, princípio ativo do Ozempic, simula a ação do hormônio GLP-1, que inibe a fome e regula o nível de açúcar no sangue. Alguns dos efeitos colaterais relatados na literatura médica são náuseas, vômitos e até obstrução intestinal, no caso de uso prolongado.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

3,0 mg* por via oral uma vez ao dia por 30 dias, depois aumente para 7,0 mg uma vez ao dia. Se necessário, pode aumentar para 14,0 mg uma vez ao dia após 30 dias na dose de 7,0 mg.

'Ozempic pode te deixar até 7 dias sem apetite', explica endocrinologista - 09/06/2023 - UOL VivaBem.

Não existe um horário certo para tomar a dose do Ozempic. Ele pode ser administrado antes ou depois das refeições, no entanto, o médico determinará horários para manter uma rotina de aplicação segura e eficiente.