Quanto tempo pode ficar de pé no trabalho?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A publicação sugere que, ao invés de ficar sentado durante toda a jornada de trabalho, o profissional deveria ficar pelo menos duas horas da rotina em pé. Segundo o artigo, esse hábito torna a pessoa mais saudável.

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

2 horas

Quantas Horas por Dia Podemos Ficar em Pé? É recomendável tentar ficar em pé por pelo menos 2 horas por dia, mas até 4 horas por dia pode ser o ideal.

Esta é uma grande dúvida de quem trabalha no comércio! “Posso ter de trabalhar em pé o tempo todo?” A resposta para esta pergunta é NÃO. Exato, o empregado não pode ser obrigado a trabalhar em pé durante toda a jornada.

Primeiramente, qualquer pessoa que trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço. A panturrilha, por exemplo, quando contrai, empurra sangue para cima.

ALTERNE O PESO DO CORPO
Outra dica preciosa para quem precisa trabalhar em por longos períodos é alternar a posição de apoio das pernas. Sempre que depositar o peso em uma perna, troque para a outra depois de alguns minutos, estimulando a circulação sanguínea das duas pernas.

5 recomendações para quem costuma trabalhar em pé o dia todo

  1. Use sapatos anatômicos. ...
  2. Evite calçados com solados duros. ...
  3. Faça um escalda-pés. ...
  4. Faça massagens nos pés. ...
  5. Coloque os pés para cima. ...
  6. Erros que podem piorar a saúde quem trabalha em pé

Apesar do corpo humano se adaptar a todas as formas de trabalho é preciso dar muita atenção aos cuidados com a postura. Ficar por muito tempo em pode diminuir o retorno do sangue venoso, provocando a formação de varizes.

Ainda que a lei determine o limite máximo de 8 horas diárias normais de trabalho, é permitido pelo artigo 59 da CLT fazer um acréscimo de até duas horas extras por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Os tênis são as melhores opções de sapatos confortáveis para trabalhar em pé. Além de não machucarem, eles trazem o benefício de encaixarem-se em diversos ambientes, principalmente os que possuem dress code liberado. Se você trabalha de manhã até à noite, é hora de apostar nesses calçados!

Ou seja, passar cinco minutos em para cada 30 minutos sentado, manter o tronco, a cabeça e os membros inferiores em uma posição natural, mudar com frequência de posição, manter a postura ereta, assim como regular a altura da cadeira de forma correta para não sofrer com dores no corpo ou até mesmo originar alguma ...

Confira algumas dicas de como relaxar depois de um dia cheio: Faça um escalda pés. Coloque os pés em uma bacia com água morna até a altura do tornozelo. Você pode misturar na água o que for de sua preferência a dica é usar sais de banho, óleos perfumados ou sal grosso.

Mas você sabia que o simples ato de levantar da cadeira e passar um tempo em pé pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a frequência cardíaca, queimar mais calorias e reduzir o risco cardiometabólico? Pode até mesmo melhorar seu bem-estar psicológico.

Especialistas convocados pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra concluíram que o ideal é que trabalhadores de escritório fiquem em pé pelo menos duas horas durante o expediente. As novas diretrizes foram publicadas no começo do mês pelo “British Journal of Sports Medicine” .