Quanto tempo pode esperar para fazer uma cirurgia de fratura?

Perguntado por: greis . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o ideal é que cirurgias ortopédicas sejam feitas até 7 dias após a entrada no paciente no serviço de emergência.

Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.

Se o paciente não melhorar, e permanecer com dor e má qualidade de vida, indica-se a cirurgia.

Toda fratura do tornozelo precisa de cirurgia? Não! Essas fraturas podem ser tratadas tanto de maneira não cirúrgica como cirúrgica.

Para as correções cirúrgicas das fraturas geralmente leva-se em conta a descompressão das estruturas nervosas, reestabelecimento da estabilidade e correção de possível deformidade. Assim é comum a utilização de várias técnicas para alcançar esses objetivos.

A fratura exposta é a mais perigosa. Quando a fratura exposta não é bem tratada pode provocar uma infecção. Uma fratura pode ocorrer quando há incapacidade, dor ou dificuldade em realizar movimentos (total ou parcial).

Fratura: a fratura de punho é a lesão mais preocupante.

Fratura exposta – é quando o local da fratura fica exposto após lesão dos tecidos moles que estão em volta (músculos e pele). As fraturas expostas são mais graves por conta dos riscos de infecção e do maior tempo de reabilitação do paciente.

Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".

Quais são os tipos de fraturas existentes?

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

Siga as mesmas recomendações para talas de fraturas não-expostas, sem esticar o membro fraturado, nem tentar fazê-lo voltar à posição normal. O importante é nunca transportar alguém com suspeita de fratura sem imobilizar a região lesada.

O uso de pinos e placas geralmente é usado em fraturas que classificamos como articulares, porque pode se estender até a cartilagem nas extremidades dos ossos que formam uma articulação.

Em fraturas mais graves, o processo de mobilização leva, no mínimo, de 12 a 16 semanas. Entretanto, a recuperação por completo leva de 06 meses a 01 ano após o operatório. Em fraturas mais simples, o período de mobilização da articulação leva, no mínimo, de 01 a 02 semanas, e a recuperação de 04 a 06 meses.

Infecção: Como em qualquer cirurgia, existe o risco de infecção após a cirurgia de tornozelo com placa e pino. Os pacientes devem manter a área da incisão limpa e seguir as instruções do médico para cuidados pós-operatórios.

Contudo, o retorno às atividades é muito variável, podendo ocorrer em seis meses ou até mais de um ano, nos casos graves. Já nas fraturas mais simples, o retorno geralmente é mais rápido, em torno de quatro a seis meses. Nesses casos, o paciente já consegue apoiar o membro em duas a três semanas.