Quanto tempo pode durar uma investigação policial?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

E fixado o prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados da lavratura do Boletim de Ocorrência, para realização de diligencias de verificação preliminar, visando a obtenção das informações necessárias para instauração dos procedimentos policiais, nas hipóteses em que ainda não haja elementos suficientes para a imediata ...

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.

Embora haja referência a prazo de noventa dias de duração de tais procedimentos, a própria resolução permite indefinidas prorrogações sucessivas, o que faz sem balizamento legal e sem controle do Poder Judiciário.

Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal. É o que garante o artigo 5º, XXXIV, “b”, da Constituição.

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial. Nessa nova fase, ele tem salvaguardadas todas as garantias de quem é acusado e processado por um suposto crime, principalmente o direito de defesa.

Qual é o prazo para intimação? A contagem de prazo para a intimação é feita da seguinte forma: Obrigação de comparecimento a juízo decorrente de intimação: após 48 horas; Caso a intimação determine a prática de ato diverso do comparecimento: cinco dias.

Quais são as fases da investigação criminal?

  • Inquérito (1)
  • Investigação (2)
  • Prisão preventiva (3)
  • Decisão no processo preliminar, acusação (4)
  • Processo preliminar abreviado (5)

A Persecução Penal é constituída de duas fases: a primeira fase corresponde à fase investigativa, pré-processual, representada pelo Inquérito Policial – assunto a ser abordado e explicado ao longo do trabalho. Já a segunda fase corresponde à fase processual, a ação penal, que só irá existir se houver a denúncia.

"A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".

Se você foi vítima de um crime e gostaria de saber o andamento das investigações, contate, pessoalmente ou por telefone, o delegado de polícia responsável pelo registro de sua ocorrência, que o informará se as investigações prosseguem naquela unidade policial ou se estão sendo realizadas por uma equipe especializada ( ...

A investigação policial é um procedimento administrativo e preparatório para ação penal chamado inquérito policial. Após a obtenção das provas necessárias e indispensáveis à conclusão do inquérito policial, todo o procedimento é encaminhado ao titular da ação penal, o Ministério Público.

É possível cancelar um Boletim de Ocorrência já emitido? Não. O Boletim de Ocorrência registrado não pode ser cancelado.

O plantão policial fica entupido de gente. Bate boca, xingamentos e até empurra-empurra são vistos com frequência. A demora para efetuar uma simples ocorrência de desinteligência é grande, pois os envolvidos estão mais interessados em provocar o desafeto que fornecer dados ao escrivão.

109 do Código Penal. Em tese, por exemplo, para um crime de furto simples, poderá haver inquérito por 8 (oito) anos (incluindo-se o tempo para denúncia e seu recebimento, tendo em vista que este interrompe o prazo prescricional – art.

Existe um prazo para efetuar a prisão em flagrante? Muitas pessoas se confundem quanto a essa questão do prazo, pois acreditam que por exemplo, após 24 horas do fato, o indivíduo não pode mais ser preso em flagrante. Entretanto, isso não existe. A Lei não define um prazo.

Concluímos, portanto que, caso o MP ofereça a denuncia mesmo não havendo o indiciamento da autoridade policial, representado pelo delegado o qual, conforme a lei 12.830/2013 é o titular do ato, poderá e deverá o juiz rejeitar a denuncia ou absolver sumariamente o acusado.