Quanto tempo pode durar uma inflamação no ombro?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Depende do tipo de inflamação. Se for uma tendinite ou bursite, em algumas semanas o quadro já tende a estar resolvido. No entanto, alguns casos podem ser mais resistentes, podendo demorar alguns meses até que o paciente sinta-se livre do quadro de dor local.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Portanto, o tempo de recuperação de uma luxação de ombro pode variar de 1 mês à 6 meses.

Casos de dor no ombro esquerdo por tempo prolongado e que impactam na execução de atividades diárias devem ser investigados, principalmente em pacientes que apresentam a irradiação da dor para o braço e pescoço, pois a demora na procura por acompanhamento médico pode agravar o quadro clínico.

As compressas quentes são comumente usadas para alívio da dor, uma vez que aumentam a circulação sanguínea, relaxando a região lesionada. Já as compressas frias são indicadas para diminuir o inchaço e colaborando para diminuição da inflamação no local.

O que sentimos quando o tendão do ombro se rompe? Perda de força, dificuldade para elevar o braço e dor contínua são os sintomas principais, mas podem variar um pouco caso a caso. Há duas formas de rotura do manguito rotador do ombro. Insidiosa, ou seja, devagar.

O uso excessivo do ombro leva a inflamação e o inchaço dessa bursa. A bursite é mais comum em pessoas que fazem atividades repetitivas com o braço, como atividades manuais como pintar ou esportivas, como nadar ou treinar braços na academia, por exemplo.

Na bursite aguda o indivíduo refere dores de intensidade progressiva, que começa no ombro e depois irradia para o braço até o punho. As dores são muito intensas nos primeiros dez dias, geralmente levando a cura espontânea em aproximadamente seis semanas.

Massagem. A massagem pode aliviar a dor, reduzir o edema e ajudar a estimular os tecidos tensos (contraídos). Apenas um terapeuta licenciado deve realizar a massagem para o tratamento de uma lesão. A massagem não deve ser utilizada para tratar infecções ou inflamações devido a coágulos sanguíneos (tromboflebite).

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Se você sofre com bursite ou tendinite e ainda não conseguiu obter melhora da sua dor, ou quer acelerar a melhora da sua dor, consulte-se com o ortopedista especialista para avaliar a possibilidade da aplicação das ondas de choque.

A bursite é tratada inicialmente com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Você pode precisar usar uma tipoia ou uma faixa de suporte do ombro para aliviar a dor.

Lesão na articulação acromioclavicular
Apesar da estabilidade, não é incomum encontrar pessoas com lesões nos tendões da articulação. A causa mais comum para esse problema são impactos ou traumas diretos. Os traumas ocorridos na escápula e na parte superior do ombro são os mais perigosos.

Ressonância magnética
É o exame mais detalhado para o estudo das doenças do ombro. Pela ressonância podem ser avaliadas fraturas, luxações, rupturas do manguito rotador, processos inflamatórios e artroses.

Não existe tempo limite para a recuperação dos nervos sensitivos, mesmo após anos eles podem ser reconstruídos. Já os nervos motores (que controlam músculos) devem ser tratados em até um ano, após isso, há uma atrofia definitiva da musculatura.

Quais são as causas da dor no ombro? A dor no ombro pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são uso excessivo, falta de uso, entorses, distensões ou dormir de lado. Quando ligada a uma doença ou trauma, pode variar em localização, intensidade e em tipos de tratamento recomendados.

A causa mais comum da tendinite ombro é o fato de fazer um esforço muito intenso e repetitivo dessa articulação. Permanecer por um longo período com má postura, dormir a noite toda de bruços, com a cabeça repousada sobre o braço, também pode ocasionar o problema.

Além da dor na região, outros sintomas da tendinite nos ombros são o formigamento, sensação de dor que se espalha por todo o braço, dificuldade de levantar o braço e articulação com rigidez.

"As principais manifestações da tendinite são dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade para efetuar certos movimentos. Por exemplo, se a inflamação atinge os tendões dos dedos das mãos, a pessoa pode não conseguir escrever e digitar com facilidade ou até mesmo girar a maçaneta de uma porta.