Quanto tempo pode durar um uniforme?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Vale ressaltar que os uniformes profissionais são utilizados diariamente, o que promove o desgaste das peças mais rapidamente do que uma roupa comum, usada uma vez ou outra.

O fornecimento do uniforme tem que ser dado no primeiro dia de trabalho, ou caso tenha que tirar medidas e fazer ajustes, no máximo uma semana após começar a ter trabalhado. Os empregadores são obrigados por lei a fornecer uniforme e efetuar a troca, por conta do desgaste.

7 maneiras de fazer o uniforme durar mais

  1. Leia a etiqueta. ...
  2. Guarde as roupas de forma adequada. ...
  3. Remova logo as manchas. ...
  4. Não lave as roupas com tanta frequência. ...
  5. Não deixe as peças expostas no varal por muito tempo. ...
  6. Cuidado com a secagem na secadora. ...
  7. Cuidado na hora de passar as roupas.

Para aumentar a durabilidade das roupas, separe as peças por cores e texturas antes de lavar. Por exemplo, tecidos como a seda e a lã são mais delicados e, por essa razão, devem ser lavados em um ciclo propício.

Por que uniforme é importante: qual a vantagem
Na verdade, são as vantagens. O uniforme não traz apenas um benefício: vai do fortalecimento da cultura, conforto da sua equipe até publicidade e consolidação da sua marca.

Conclusão. Em suma, se a empresa exige o uso de uniforme ou necessita de EPI, o empregado não pode arcar com nenhum custo. Mesmo os casos da cobrança por danos e perda devem ser observados de perto para garantir que não infringem a lei ou o direito do trabalhador.

117. A não devolução do uniforme na demissão, torna lícito o desconto procedido pela reclamada.

Qual o número de uniformes que a empresa deve fornecer a cada funcionário? "A legislação não especifica número de uniformes, cabe à empresa avaliar qual a necessidade de cada empregado de acordo com sua atividade, horário de trabalho, higienização e troca", diz Lariane R.

É como um instrumento de trabalho. E, quando o trabalhador for embora da empresa, ele é obrigado a devolver a roupa. O uniforme tem que ter um tempo de duração. Se a roupa estraga pelo desgaste do uso ou em função de um acidente de trabalho, a empresa deve fornecer outra.

Lei: Em alguns casos, beber enquanto usa o uniforme da empresa pode ser ilegal. Além disso, algumas empresas podem ter políticas internas que proíbem o consumo de álcool enquanto usa o uniforme.

Como guardar:
Se houver a necessidade de guardar o uniforme, pode ser interessante separar uma prateleira ou gaveta do guarda-roupa para colocar as peças, evitando algum desgaste por contato com roupas que contam com detalhes que podem rasgar ou furar os tecidos.

É possível transformar peças antigas em “novas” com uma outra roupagem. Depois da descaracterização dos uniformes usados, você pode criar uma peça para vender ou simplesmente para doar. Funciona principalmente se o uniforme estiver mais conservado.

Cuidados na lavagem de uniformes de escola

  1. A peça não deve ficar de molho por mais de duas horas, pois há o risco de danificar o tecido e a roupa ficar com um cheiro ruim;
  2. Não use cloro, água sanitária e outros produtos abrasivos, pois eles podem causar manchas que não sairão mais!

A lavagem constante de roupas acarreta em desperdício de água e também no desgaste da roupa. Os detergentes, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, com o tempo causam danos às peças.