Quanto tempo pode durar a menstruação?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O fluxo menstrual normalmente dura de 3 a 7 dias. Os ciclos têm início durante a puberdade e se encerram na menopausa, entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é chamado de menopausa precoce.

Assim, a mulher só se deve preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias, se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias, ou se ela gastar mais de 15 absorventes em cada período menstrual.

O fluxo menstrual intenso que dura muitos dias também pode ser chamado de sangramento uterino anormal. Sempre que você notar essa possibilidade no seu corpo, é importante marcar uma consulta com o ginecologista para investigar as causas e procurar tratamento, caso seja necessário.

Sangramento é um sinal importante que não pode ser ignorado por quem tiver. Pode indicar várias doenças, inclusive o câncer. Além de câncer colorretal, pode ser um indicativo de tumor na bexiga, rim, endométrio, colo de útero, pulmão, estômago, esôfago e também leucemia.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

Pode ser alguma causa estrutural (pólipos, miomas), pode ser hormonal (anovulação, climaterio, hipotireoidismo) ou então devido a alguma cicatriz uterina. Você deve procurar um médico ginecologista para ser devidamente examinada e submetida a alguns exames para definir a causa e tratar da melhor forma possível.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Tecnicamente falando, a gravidez nunca ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. O que ocorre é que os espermatozoides podem sobreviver no útero e nas trompas da mulher por até 7 dias.

Por isso, saiba que a menstruação não é uma limpeza do útero, mas sim um processo natural do corpo feminino, que acontece mensalmente com a maioria das mulheres, e expele o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível geração de vida.

Ciclos com durações variadas
Quando ele é mais curto que 21 dias, pode ser um indicativo de que alguma coisa está errada com a sua saúde. Se a menstruação aparece com um intervalo maior do que 37 dias, é também sinal de que um médico deve ser consultado1.

Como saber se a menstruação já acabou
A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

A crença é antiga: bastaria misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água, que a receita seria capaz de diminuir e até interromper o fluxo menstrual. Contudo, especialistas afirmam que a ideia não passa de mito, e não foram encontrados estudos ou evidências científicas que comprovem o fato.

Da pílula ao orgasmo: como encurtar ou interromper o fluxo...

  • Sem absorvente. Os absorventes podem bloquear a saída do fluxo de sangue, o que muitas vezes prolonga a duração do sangramento. ...
  • Orgasmo. ...
  • Atividade física. ...
  • Pílula combinada. ...
  • Dispositivo intrauterino (DIU) ...
  • Injeções hormonais. ...
  • Implante contraceptivo.

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.

Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias.
...
Cólica intensa;

  1. Inchaço abdominal;
  2. Alteração na coloração da menstruação;
  3. Presença de coágulos na menstruação;
  4. Cansaço excessivo.

Sangramento vaginal anormal. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.

Hemorragia. No início, o câncer pode sangrar levemente, porque seus vasos sanguíneos são frágeis. Posteriormente, quando o câncer aumenta de tamanho e invade os tecidos circundantes, pode invadir um vaso sanguíneo próximo e causar hemorragia. O sangramento pode ser leve e indetectável ou detectável somente com testes.