Quanto tempo pode deixar o RN chorar?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

A boa notícia é que a duração do choro chega ao máximo na idade de 6 semanas e depois diminui até a idade de 4 a 5 meses. ''Após os 5 meses, o choro dos bebês são mais intencionais e relacionados aos eventos que ocorrem em torno deles'', segundo a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira infância.

Há quem diga que isso ajuda a fortalecer psicologicamente, mas a verdade é que NÃO é bom deixar o bebê chorando. O choro do bebê é um dos grandes motivos de angústia aos cuidadores, mas não há razão para sofrer, pois o choro é a forma que o bebê tem para se comunicar e informar uma necessidade.

Normalmente quando o recém nascido chora, significa que têm fome, sono ou está incomodado com alguma coisa, ou simplesmente precisa do colo dos pais, o que é uma necessidade válida como as anteriores.

O que leva o bebê a esse estado de choro constante é o sono!
Quando os pequenos não tiram sonecas satisfatórias durante o dia, chegam à noite exaustos. Isso gera um estresse enorme no corpo dos bebês, ao ponto deles não conseguirem dormir apesar do sono. Por isso o choro sem fim.

O bebê high need, é um bebê que tem alta necessidade de atenção e de cuidado dos pais, principalmente da mãe, precisando de colo e contato físico o tempo todo desde que nasce, chora muito, é agitado e quer mamar frequentemente, além de não dormir mais de 45 minutos seguidos.

Porque o bebê dorme no colo e acorda no berço? O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Os recém-nascidos acordam – muitas vezes
Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras. Na maioria das vezes desaparece até os 18 meses, mas mesmo se persistir após está idade, não causa prejuízos para a criança.

Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor. Outro sinal é deixar de movimentar o membro que está dolorido.

Quando sente o desconforto, o bebê pode chorar ao ponto de ficar com o rosto vermelho e as perninhas encolhidas. Ele literalmente parece inconsolável e deixa os pais inconsoláveis também. A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente.

Quando sente a dor da cólica, o bebê enruga a testa, seu abdome fica distendido e o choro é agudo e prolongado. Faça massagem, esticando e encolhendo as pernas dele. Outra dica é mantê-lo o mais ereto possível enquanto mama, para não engolir ar.

Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

A hora da bruxa é o período do dia em que o bebê fica mais agitado e choroso, fazendo com que os pais tenham dificuldade em acalmá-lo. Esse momento costuma acontecer todos os dias e no mesmo horário — mais frequentemente entre o fim da tarde e início da noite.

Porém, há uma fase na vida dos recém-nascidos em que as lágrimas correm de forma mais intensa e prolongada. Não é à toa que passou a ser chamada de hora da bruxa. Entender as razões por trás dessa agitação toda é crucial para lidar com o cenário da melhor forma.