Quanto tempo pode deixar o pé no gelo?

Perguntado por: ibeiramar2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

Após treinos ou provas intensas, coloque os pés e pernas em um balde com água e gelo por 20 minutos, isso minimiza as dores musculares e ajuda também no alívio aos desconfortos dos pés.

Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

O uso indevido do gelo em dores musculares, por exemplo, pode piorar a contratura. Isso acontece porque a baixa temperatura faz os músculos se contraírem ainda mais, aumentando a dor.

O uso do gelo deve ser iniciado assim que o trauma acontecer. Sua principal ação é a de minimizar a extensão do edema e reduzir o incômodo. Recomendam-se aplicações de 20 minutos feitas com proteção (pano ou toalha) entre o gelo e a região tratada para não a machucar a pele.

A água fria tem ação analgésica e antiinflamatória, ou seja, reduz a vermelhidão e as dores do inchaço.

O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos.

O segredo está na gravidade. Por isso, usar água fria com gelo para os pés tratá uma grande melhora para o seu sistema sanguíneo, já que impulsionará o sangue para que possa chegar até o coração.

PÉS INCHADOS: O QUE PODE SER?

  1. Ingerir bastante líquido;
  2. Manter uma dieta rica em alimentos diuréticos (como alface, pepino, tomate, melancia, melão, abacaxi) e pobre em sódio (industrializados e sal em excesso);
  3. Praticar atividades físicas regularmente;
  4. Realizar drenagem linfática sempre que possível.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

Gelo na região machucada causa constrição dos vasos e desligamento do fluxo sanguíneo que traz células inflamatórias curativas para a lesão (Knee Surg Sports Traumatol Arthosc, Fev 2014). Os vasos sanguíneos não se abrem novamente por várias horas após a aplicação do gelo.

A dica é misturar pedras de gelo com um pouco de água gelada em um saco plástico, isso facilita a aplicação da compressa na área lesada. Outra possibilidade é fazer uma mistura de uma 1 parte de álcool com 2 de água dentro de um saco ziploc e depois de deixar algum tempo no congelador e aplicar sobre a região.

Os AINES ajudam a reduzir a febre, o inchaço e a inflamação, assim como a aliviar a dor. Medicamentos comuns na família dos AINES incluem diclofenaco, ibuprofeno e aspirina.

Pode sim. Por isso não é recomendado colocar os cubos de gelo em contato direto com a pele, principalmente nas peles sensíveis. Para evitar possíveis queimaduras, vermelhidão e qualquer tipo de irritação na pele, você pode apostar em outras soluções em que o gelo não toque no rosto.

Deve-se aplicar o gelo por 20 minutos e não mais, por risco de congelar a pele, lesando-a. É muito importante proteger o local da aplicação com um pano bem fino, que evite o contato directo entre a pele e o gelo.