Quanto tempo pode dar banho em filho?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os filhotes podem tomar banho, mas isso não deve nunca ser excessivo e somente quando eles tiverem, pelo menos, dois meses de idade. Esses banhos, a princípio, devem ser feitos em casa, pois os filhotes ainda não estão totalmente protegidos de doenças, já que ainda, não completaram a vacinação.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.

O banho, nos primeiros dias se vida devem ser apenas com água, pois a pele do recém-nascido é muito sensível, suscetível a infecções e irritações.

O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia
Sim. Habitualmente opta-se pelo banho à noite como forma de acalmar e relaxar o bebé. No entanto, se este for um momento excitante ou de grande transtorno para a dinâmica familiar, a sua frequência e a hora do dia podem ser ajustadas.

Esperar 24 horas para dar o primeiro banho é uma prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde para diminuir as taxas de mortalidade entre os recém-nascidos. Uma das principais vantagens é manter o vérnix caseoso, espécie de camada protetora natural que envolve a pele do bebê, por mais tempo no corpo.

O ideal é que os bebês tomem banho todos os dias, sim. Mas, nos dias muito frios, pode-se fazer uma exceção e realizar apenas uma espécie de “banho seco”, higienizando o bebê passando algodão umedecido pelo corpo. Já as crianças mais velhas, que já engatinham, devem tomar banho todos os dias.

Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize de forma adequada. Por isso, depois de cada banho, é importante secar bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo.

Ao contrário do que alguns pensam, o bebê pode sim tomar banho de chuveiro desde o nascimento, e essa pode ser uma deliciosa experiência sensorial. O barulhinho da água caindo lembra o bebê do som do útero e o contato pele a pele com certeza vai deixá-lo muito confortável.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Mas se você seguir as dicas acima, conseguirá também dormir bem. “O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Prepare a água do banho com temperatura de 36,8º a 37,5º. Essa temperatura é a ideal para o banho do bebê. Lembre-se sempre de colocar a água fria antes de colocar a água quente se for preparar o banho temperando a água sem o chuveiro.

Obviamente, não é possível entrar no chuveiro logo após o parto. Mães de bebê que nasceram por cesárea devem esperar de seis a 12 horas para o primeiro banho. Esse intervalo de tempo é suficiente para passar o efeito da anestesia.

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.

Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado. Os despertares costumam ocorrer a cada 3 ou 4 horas pois é quando o bebê sente fome e quer mamar.