Quanto tempo pode atrasar o penhor?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

“Havendo o transcurso do prazo de 30 dias do vencimento contratado sem cumprimento da obrigação, o banco pode promover a venda dos bens dados como garantia do penhor, independentemente de qualquer notificação judicial ou extrajudicial”, afirmou.

O que acontece se a pessoa não pagar o penhor da Caixa? Caso não consiga quitar o empréstimo com a instituição financeira a tempo, seus bens podem ir a leilão, a fim de pagar a dívida da operação realizada.

A renovação está disponível nos seguintes canais:

  1. Pelo site Consulta e Renovação de contratos.
  2. Telefone 0800 104 0104, opções 3 – 2.
  3. WhatsApp CAIXA 0800 104 0 104 - opção 4.
  4. Caixas eletrônicos das agências da CAIXA.

A Caixa Econômica Federal lançou o Penhor Parcelado, uma alternativa ao tradicional pagamento de parcela única. Agora, o cliente pode efetuar o pagamento em parcelas fixas, com prazos que variam de 2 a 60 meses. A parcela tem valor mínimo de R$ 50 e a taxa de juros é de 1,70% a.m.

Se a inadimplência do contrato for superior a 180 dias, ele poderá aderir à pausa, desde que regularize o débito do contrato e esteja adimplente no dia da formalização do pedido no site do http://sifesweb.caixa.gov.br.

A solicitação do Acordo para Pagamento do Atraso pode ser feita pelo WhatsApp CAIXA 0800 104 0104 ou na sua Agência de relacionamento. O acordo somente é efetivado após o pagamento da entrada mínima exigida. A data de vencimento das prestações do contrato não sofre alteração após o acordo.

No terminal de autoatendimento informe seu CPF/CNPJ, senha, número da Agência Centralizadora, número do lote e valor do lance. Confira e confirme as informações. Imprima o comprovante das propostas e pronto, você já está participando do Leilão.

No caso da renovação, o tomador paga uma parte da dívida. Com isso, o contrato fica adimplente e enquanto mantiver essa condição ele garante que o bem não seja leiloado, permanecendo em segurança na Caixa e com possibilidade de novas renovações.

Bens inalienáveis e os não sujeitos à execução
Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.

Contudo, o mesmo NCPC prevê a impossibilidade de penhora de alguns bens, tais como bens pessoais essenciais (como vestuários, mobília, livros); a casa em que o devedor mora; o seguro de vida; a poupança limitada até 40 salários-mínimos; o salário (seja na ativa ou já aposentado); entre outros.

As casas lotéricas estão tomando o lugar das agências e ficando a cada dia mais parecidas com bancos de verdade. A Caixa Econômica Federal tem um projeto de ampliação de atendimento bancário que prevê a abertura de contas corrente e poupança nas lotéricas.

1,99%

O Penhor da CAIXA conta com taxa de juros reduzida, a partir de 1,99% ao mês para contratos de parcela única e 3,65% ao mês para os de pagamento parcelado. Os prazos para pagamento são de até 180 dias para o Penhor Tradicional, com pagamento em parcela única, e de 2 até 60 meses no Parcelado.

Olá, Para pagar o penhor você deve ligar para 0800 726 8068 opção 2, opção 5, e pegar o código de barras do boleto.

Estando as jóias acauteladas na Caixa Econômica Federal e quitados os contratos de penhor pela Seguradora, quando do falecimento da titular das cautelas, admite-se o levantamento das jóias através de Alvará Judicial, vez que inexistem outros bens a inventariar.

Como a Caixa avalia o valor das joias, relógios e moedas? Quando você entrega seu ouro ou joia em troca do empréstimo, é realizada uma avaliação da peça. Essa cotação é feita pelos avaliadores da Caixa, que são funcionários concursados para exercer o cargo.

Quais lugares aceitam penhor? No Brasil, apenas a Caixa pode oferecer o penhor civil (aquele que não tem caráter comercial), segundo um decreto de 1969. Por isso, é necessário encontrar no site uma agência que ofereça esse serviço.

A partir de segunda-feira, os clientes do banco poderão pedir a pausa no pagamento da parte não coberta pelo FGTS da prestação, por 90 dias. Outra opção para os clientes é continuar pagando as parcelas, mas com redução do valor por 90 dias. A medida é válida para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso.

180 dias

A Caixa Econômica Federal permite pausar financiamento do programa habitacional por até 180 dias. Anteriormente, já era permitido fazer isso nas faixas 1, 5, 2 e 3, além do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) por 120 dias.

A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 - 4. A previsão é que acrescente mais R$ 4,4 6 bilhões no valor total de prestações pausadas.