Quanto tempo para tirar as escoras da laje de Isopor?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

14 dias

Em geral, 14 dias é o tempo mínimo definido para remover as escoras, mas tudo dependerá do que o responsável técnico pela obra definir.

O ideal e 4 dias, mas depende de qual o concreto utilizado, mpa, slump.

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

É necessário molhar a laje!
Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.

3 vezes

Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia e por 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.

As escoras são peças metálicas, utilizadas na construção civil como apoio provisório para estruturas como lajes e vigas. Estes equipamentos oferecem grande resistência, suportando todo o peso de equipamentos e demais cargas quando dimensionados por um profissional habilitado.

O cimbramento de madeira faz a mesma função, porém como o próprio nome diz é de madeira. Escoramento: é quase a mesma coisa do cimbramento, a diferença é que o sistema geralmente tem a proposta de simplificar a montagem somente com escoras, ou seja, sem quadros, travamentos, diagonais.

A escora é utilizada como uma espécie de estrutura provisória, destinada a suportar cargas de estruturas permanentes e não permanentes. Ela é empregada quando existe a necessidade de “apoiar” ou “segurar” uma construção que está sendo executada até que esta adquira resistência o suficiente para se tornar autoportante.

Variação térmica
Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.

O concreto de uma laje possui especificações de projeto que devem ser respeitadas para garantir sua resistência calculada no projeto, e evitar o surgimento de algumas patologias na laje após a cura do concreto. Assim o Sua Obra vem apresentar o porquê que não se deve concretar laje com chuva.

O poliestireno expandido, além de não absorver água, também apresenta a propriedade de isolamento térmico. Justamente por isso é tão aceito e utilizado na construção civil.

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.

R: [Bruno] A concretagem na chuva pode trazer alguns problemas devido a interação da água com o concreto fresco, podendo prejudicar na redução da resistência e retardo no tempo de secagem. É importante evitar a concretagem em condições de chuva intensa.

Para isso, elencamos 5 sinais que indicam que o seu imóvel está com problemas:

  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Quanto custa uma laje de isopor? A placa de isopor para laje é vendida por m² e custa entre R$ 26,00 e R$ 32,00 o m² .

Afinal, a água da chuva pode percorrer alguns caminhos até penetrar na laje. No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço. Que pode ser, por exemplo, falta de uso de produtos próprios para fazer a vedação da entrada de água.

A água é de extrema importância para que aconteça a reação química com o cimento, reação na qual irá fazer com que o concreto atinja sua resistência necessária. Porém a reação química produz calor, e juntamente com o sol, vento e até a baixa umidade do ar, faz com que a água existente na superfície evapore.