Quanto tempo para produzir Baru?

Perguntado por: talves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A árvore começa a produzir com cerca de cinco anos e, quanto mais jovem é o indivíduo, maior a produção. Araras, macacos, bovinos, morcegos, antas e várias espécies de roedores são alguns dos animais que consomem a nutritiva polpa do baru.

As épocas de desenvolvimento de flores e frutos variam de acordo com a região. Normalmente, a floração acontece nos meses de janeiro e fevereiro. Os novos frutos começam a surgir entre março e junho, amadurecendo nos meses de julho a outubro. A colheita ocorre geralmente após o pico de queda dos frutos maduros.

As sementes tratadas com água a 100ºC apresentaram maior porcentagem de germinação e também um maior índice de velocidade de emergência, sendo o método mais recomendado para a quebra de dormência em sementes de baru, em comparação à escarificação física.

Vendo castanha de baru crua por R$ 60,00 o kilo. Castanha nova e de ótima qualidade, da colheita 2021.

A oleaginosa tem propriedades antioxidantes, é rica em vitamina E, zinco, ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ácidos graxos. Além de ajudar a diminuir o colesterol e a combater doenças cardiovasculares, estudos mostram que o baru também ajuda a diminuir os riscos de Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer.

Antirreumático, tônico muscular, antioxidante. Indicação terapêutica: Reumatismos, regular o ciclo menstrual, dor de coluna, anemia.

O baru é um fruto nativo do cerrado. Dele, tudo se aproveita: tem geleia, suco, doces, farinha e até licor.

Não há uma ingestão diária recomendada precisamente, mas costuma-se sugerir o consumo de 20 gramas diariamente (o que equivale, em média, de 12 a 14 unidades). Em relação a contraindicações, como a castanha de baru é um alimento rico em proteínas, a restrição seria para quem tem uma dieta restrita neste macronutriente.

Unta a frigideira com um pouco de óleo, deita as castanhas e deixa-as assar a temperatura média mais ou menos 20 minutos, para que fiquem douradinhas.

O processo começa pela torra. Então é preciso retirar a casca, pois a extração precisa ser feita sem casca. Então, se faz uma pasta com a castanha de baru.

A quebra de dormência é uma técnica que busca superar as condições naturais da semente de algumas espécies que possuem dificuldade no processo de germinação.

Para fazer uma deliciosa garrafada no vinho branco, é preciso separar um litro de vinho branco da marca de sua preferência e uma quantidade de castanhas de baru razoável, com aproximadamente 10 castanhas.

É portanto um recurso utilizado pelos plantas para germinarem no estação mais propícia ao seu desenvolvimento, buscando através disto a perpetuação da espécie (garantia de que alguns indivíduos se estabeleçam) ou colonização de novas áreas.

A castanha de baru pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais e é comumente consumida in natura, por exemplo, em saladas. Mais, seu óleo é também uma opção muito popular. A princípio, não há contraindicações para seu consumo.