Quanto tempo para o Monuril faz efeito?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

MONURIL® é um antibiótico particularmente eficaz nas infecções das vias urinárias. Seu efeito inicia-se entre 2 a 4 horas após ingestão, com uma duração de pelo menos 36 a 48 horas após administração. Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da umidade.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Monuril® é, de modo geral, bem tolerado. As reações adversas regridem rapidamente com a descontinuação do medicamento. Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia, náusea, dispepsia (desconforto gástrico), vulvovaginite, dor de cabeça e tontura.

Estas infecções recorrentes ocorrem basicamente devido a três fatores, a saber: Quantidade de bactéria que chega até à bexiga via uretra; Virulência bacteriana que é a capacidade da bactéria de causar infecção; Uma inadequada atuação da imunidade local (região perineal e vaginal) e sistêmica dos pacientes.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Sintomas de infecção urinária

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina.

Os sintomas de infecção urinária são:

  • Necessidade urgente e frequente de urinar;
  • Urina escassa durante a micção;
  • Odor ao urinar;
  • Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre;
  • Febre baixa e constante;
  • Presença de sangue na urina em casos graves;
  • Sensação de peso na bexiga.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

Interação com alimentos. Alimentos podem adiar a absorção do ingrediente ativo de Monuril®, levando a uma leve diminuição nos níveis do pico plasmático e nas concentrações urinárias. Portanto, é preferível tomar o medicamento de estômago vazio ou em torno de duas a três horas após as refeições.

Este medicamento está indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não-complicadas das vias urinárias baixas (infecção urinária), como: cistite aguda e recidivante (recorrente), síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica, bacteriúria assintomática na gravidez (presença de ...

Monuril geralmente é utilizado em dose única (uma só vez), não tendo necessidade de repetir a dose na maioria das vezes, exceto, a critério médico.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Pacientes com episódios recorrentes podem ser submetidos a tratamento com antibiótico em dose menor e por tempo prolongado (seis meses). Estima-se que 85% das cistites sejam causadas pela bactéria Escherichia coli, que tem origem intestinal.

A recorrência da infecção ocorre quando, além de um componente genético que aumenta a predisposição, a pessoa também é submetida repetidamente às condições que facilitam a migração destes micro-organismos pelo canal da uretra, podendo atingir a bexiga ou os rins.

Vamos à lista:

  • Abacaxi. Possui ação anti-inflamatória, combatendo assim a infecção urinária.
  • Uvas vermelhas. São diuréticas e reduzem a inflamação, por serem ricas em antioxidantes.
  • Mirtilos. Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são uma das frutas mais úteis. ...
  • Laranjas e limões.

Diagnóstico de cistite
Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.