Quanto tempo para o gelo fazer efeito?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala. “É importante também não deixá-la parada no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais”, explica Cocco.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

A hipotermia, ou seja, a diminuição da temperatura do corpo, ocorre no momento em que passamos muito tempo numa temperatura fria e não estamos adequadamente vestidos para as condições climáticas.

O frio tem ação vasoconstritora, ou seja, reduz a circulação sanguínea no local, o que diminui a sensação de dor (efeito analgésico) e o inchaço (efeito anti-inflamatório), além de limitar a extensão da lesão.

Com o resfriamento da pele provocado pelo uso do gelo, a pele se torna dormente em decorrência da menor excitabilidade dos nervos periféricos no local. Vasoconstrição: Diante de uma lesão, os vasos sanguíneos se dilatam para permitir que células inflamatórias tenham acesso ao local da lesão.

O gelo provoca uma vasoconstrição, diminuindo inchaço (edema), o metabolismo local e o impulso nervoso (que coordena a contração muscular e a sensibilidade), levando à diminuição da dor.

Pode sim. Por isso não é recomendado colocar os cubos de gelo em contato direto com a pele, principalmente nas peles sensíveis. Para evitar possíveis queimaduras, vermelhidão e qualquer tipo de irritação na pele, você pode apostar em outras soluções em que o gelo não toque no rosto.

Tente não mostrar que está desconfortável com o silêncio do outro. Reclamar, fazer birra, expor irritação ou fechar a cara só vão sinalizar que o gelo proposto está surtindo efeito, o que deixa ele sob controle e mais disposto a continuar o tratamento.

O gelo tem uma ação anestésica, por isso diminui a dor, o inchaço e o hematoma que aparecem no local. O ideal é utilizar a compressa fria em até 48 horas depois da pancada. Ela deve ser feita três vezes ao dia com duração de no máximo 10 minutos contínuos.

Mostrar especialistas Como funciona? Produtos como o Gelol podem irritar a cicatriz cirúrgica e em nada auxiliam. Utilize apenas gelo e um bom fisioterapeuta. Gelo já é suficiente!

A bolsa de gelo é indicada para casos agudos logo após o ocorrido. Quedas, pancadas, distensões musculares e mau jeito nas articulações podem ser tratadas imediatamente com gelo. É importante tomar cuidado para não deixar o gelo diretamente em contato com a pele por tanto tempo, pois isso pode causar lesões.

Mastigar gelo inadvertidamente é um hábito bastante comum, especialmente durante os meses quentes de verão. Infelizmente, como muitos outros alimentos duros, o gelo pode prejudicar os dentes, o esmalte dentário e a gengiva. A Associação Americana de Odontologia sugere que o hábito de mastigar gelo deve ser evitado.

Os principais efeitos da aplicação do gelo (crioterapia) são a diminuição da dor (analgesia) e do espasmo muscular, sendo que diversas teorias são propostas por pesquisadores para explicar estes efeitos.

Cuidados ao passar gelo no rosto
Além disso, também vale lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim. Por isso, não realize o procedimento várias vezes ao dia, prefira fazê-lo uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.

Gelo no rosto ameniza as olheiras
Ao aplicar o gelo no rosto, esses vasos sanguíneos são contraídos, fazendo com que a melhora seja imediata. Para isso, a dica é enrolar alguns cubos em uma toalha e deixá-la sobre as olheiras durante alguns minutos.

Como usar o gelo na pele
“A forma correta de aplicar o gelo no rosto é colocando dois cubos em uma toalhinha fina de algodão e ir fazendo movimentos circulares por todo o rosto. Jamais deve-se passar os cubos de gelo diretamente na pele para evitar queimaduras”, explica Giovanna.

O uso indevido do gelo em dores musculares, por exemplo, pode piorar a contratura. Isso acontece porque a baixa temperatura faz os músculos se contraírem ainda mais, aumentando a dor.

O gelo ajuda a evitar que o processo inflamatório cresça. Além disso, diminui a circulação local, evitando o inchaço. É como uma anestesia.

Compressas de gelo por 30 minutos a cada hora no primeiro dia - e a cada três horas nos dias subseqüentes - também são recomendadas e, para evitar queimadura, você deve enrolar o gelo em um pano úmido.

Vale lembrar que a bolsa de gelo deve ser usada no local lesionado por cerca de 10 a 15 minutos, 3-4 vezes ao dia e deve ser envolvida por uma toalha ou pano antes de entrar em contato com a pele.