Quanto tempo para fazer 6 barras?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa. Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).

Adultos. Os homens acima dos 18 anos costumam fazer oito repetições de barra fixa que são classificadas como "forma limite" de acordo com a Diretoria.

Importante dizer: você deve fazer esse treino duas ou três vezes por semana, mas pode aumentar o número dependendo do seu grau de interesse em se aperfeiçoar nesse exercício (eventualmente colocando este objetivo acima de outros, já que, em excesso, esse treino pode interferir no resto da sua programação).

Não adianta “querer fazer barra”, se o aluno ainda não consegue nem sequer ficar pendurado. Para se ter essa evolução, é preciso dar condições aos músculos envolvidos na flexão da barra se adaptarem dentro de um período de tempo. Diversos tipos de treino existem para se ter essa adaptação.

Se pendurar na barra
Se pendurar em uma barra é considerado um dos alongamentos mais tradicionais e eficazes para ajudar a crescer porque ele alonga o tronco inferior e ajuda a descomprimir as vértebras da coluna.

Você precisa forçar o crescimento dos seus braços. Uma ideia é intercalar sessões mais intensas a cada treino ou outro, para sobrecarregar os músculos. Superséries, dropsets e pirâmides são boas alternativas para você colocar em algumas sessões, para forçar o braço, chocar os músculos e fazê-los crescer!

O movimento é realizado na barra fixa e tem como objetivo fortalecer principalmente antebraços, bíceps, ombros, e os músculos superiores e inferiores das costas. Ainda, o método pode contribuir para o fortalecimento da coluna, alinhando a postura.

As 6 dicas para treino para barra fixa são:

  1. Não deixe o aquecimento de lado. Pode parecer apenas um detalhe sem importância, mas aquecer é fundamental. ...
  2. Use cargas. ...
  3. Varie as pegadas. ...
  4. Conte com suplementos para aumentar sua força. ...
  5. Não balance o corpo durante o treino para barra fixa. ...
  6. Tenha controle da descida.

Geralmente, conseguir fazer 6 barras é um equivalente a 80% de sua força máxima. Ou seja, se a pessoa pesar 70 quilos, seu 80% são 70 kg e sua força máxima deveria ser 87 quilos (100%). Se consegue fazer 4 barras este valor fica entre 85 a 90%, o que significa que sua força máxima deveria ser de 82 kg.

2 dias seria o mínimo para se conseguir algum efeito fisiológico. 5 vezes ou mais por semana poderia aumentar o risco de lesões e desencadear o overtraining.

Tente fazer três séries de oito a 12 repetições cada. A remada unilateral trabalha os músculos das costas e dos ombros. Comece a fazer a barra fixa quando você conseguir completar a remada com halteres de dez a 12 quilos.

Barra com Pegada Supinada
Este exercício trabalha o bíceps com bastante intensidade. É o mais simples e indicado para começar nesta lista.

Além dos braços, a barra fortalece o core (conjunto de músculos profundos do abdome), ajudando na estabilização e no aprimoramento de técnica de corrida. Depois dessa, que tal dar uma chance para a barra? Existem algumas formas de segurar a barra que solicitam o trabalho de músculos diferentes.

Faça exercícios por 30 minutos diários para deixar os ossos e os músculos saudáveis. Você já deve saber que se exercitar todos os dias ajuda a manter o organismo saudável, mas a atividade física também pode ajudá-lo a crescer mais. Ela forma ossos e músculos mais fortes, que podem aumentar a estatura.

Um bom começo é simplesmente se acostumar a ficar pendurado na barra. Esse exercício desenvolve a força da pegada e a estabilidade dos ombros, e não poderia ser mais simples; basta ficar pendurado na barra usando uma pegada de sua preferência, primeiro em séries de 30 segundos, depois ampliando para 60 segundos.

Muitas pessoas que não conseguem realizar o movimento da barra fixa tem enfraquecimento dos deltoides. Com isso, perde-se estabilidade e potencial de força no movimento. Por isso, é muito importante fortalecer estes músculos de uma forma específica e de acordo com este objetivo.

Diz a lenda que quando o perímetro do braço contraído é igual ou maior que 34cm o braço está forte. Na verdade, depende. A medida de perímetro não tem em conta a gordura, ela é uma medida que junta todos os tecidos (músculos, ossos, gordura, etc). Sendo assim, um bíceps de 34cm pode ser um braço musculoso ou “gordo”.

Por se tratar de uma região constituída basicamente por ossos e nenhum músculo, não é possível engrossar os pulsos na academia. Esta região é resultado da sua genética e nada mais demonstra do que a espessura dos seus ossos.

Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Ou seja, quando uma pessoa decide por ela mesma, malhar todo dia o mesmo grupo de músculos, sem a supervisão de um profissional que possa elaborar um bom plano estratégico de musculação, a chance de que ela acabe levando os músculos à exaustão é muito grande, o que pode comprometer todo o treino e a obtenção de ...

Continuar lendo O que é fazer barras?