Quanto tempo para desenformar o bombom?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Quando tempo de resfriamento é curto, o chocolate não endurece o suficiente e o processo de desenformar fica muito mais difícil. O correto é deixar o chocolate em uma geladeira com boa ventilação de ar, em uma temperatura de 14°C a 16°C, durante 30 minutos.

O seu chocolate já ficou “suado”? Isso acontece após a moldagem por causa da diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Para evitar isso, procure trabalhar no início da manhã ou à noite (temperatura mais fresca). Assim, você garante uma produção brilhosa e sem manchas!

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C.

Depois de derreter, temperar o chocolate e preencher as formas, é preciso resfriá-lo. Esse processo será responsável pela cristalização do chocolate e irá garantir que ele mantenha o formato do molde. Para isso, ele deve permanecer na geladeira apenas pelo tempo necessário para a cristalização.

Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação. Além disso, o ideal é envolver o chocolate em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate. Com as outras opções isso não acontece.

Congelamento. Se desejar, congele as trufas sem passar no Chocolate em Pó ou a massa sem enrolar. Deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-as em geladeira por cerca de 3 horas, passe-as no Chocolate em Pó e mantenha em local fresco.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Chocolate hidrogenado
Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem. Ele resiste bem às mudanças de temperatura e calor e costuma ser usado para fazer decoração de bolos e doces.

Se a sua casquinha de chocolate desenformou fácil, não precisou ficar 1 ou 2 horas na geladeira, não tem manchas, isso já significa que a temperagem tá no rumo certo. Se além disso tudo a casquinha tem brilho e faz snap quando você parte, então a temperagem foi perfeita.

Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.

No caso do chocolate já derretido, você pode colocá-lo em uma travessa livre de odor, e que vede bem! E armazene em um local seco, fresco, e livre de umidade!

Isso vai para a geladeira por uns dez minutos, quando estiver bem seco em cima está pronto para desenformar, com muito, muito cuidado para não quebrar a trufa. Não bata a forma, a trufa deve cair naturalmente.

Não armazene seu chocolate na geladeira! Em baixas temperaturas, ele irá perder o brilho e o sabor. Ao invés disso, mantenha-o dentro da embalagem em um lugar fresco e com baixa incidência de luz. A temperatura ideal para armazenar o seu chocolate deve estar entre 12ºC e 20ºC.

A recomendação dos especialistas em chocolate é não colocá-los na geladeira. "A umidade e as variações de temperatura afetam a textura e o sabor", diz Paula de Lima Azevedo, proprietária da Sweet Brazil. Na geladeira, o chocolate absorve o cheiro de outros produtos que estão no local.

No geral, esse tempo costuma ser de uns 30 minutos em geladeiras específicas para chocolate (bem ventiladas a 14 ou 16 ºC) e 10 a 15 minutos para geladeiras comuns. Vale avisar que quanto mais cheia a geladeira estiver (menos arejada) maiores as chances de dificuldade para desenformar o chocolate.

Guardar trufa em geladeira - Na geladeira a temperatura é baixa e a umidade também. A trufa irá se conservar mas assim que sair de lá irá ter o efeito Sugar-Bloom e Fat-Bloom, ou seja, irão se derreter e ainda criar uma camada acinzentada pelo fato de ter sido armazenado abaixo do ponto de fusão.

Trufas: também pode. Só que, diferente do brigadeiro, recomendo congelar só a massa e bolear no cacau somente no dia de servir mesmo; Mousses: normalmente também congelam bem.

As mudanças de temperatura também colaboram para o chamado “efeito fat bloom”, que é a migração de gordura. Isso faz com que o chocolate apresente pequenos cristais, que é a transferência de gordura para a superfície do produto.

Para evitar esse inconveniente, deixe o doce esfriar em temperatura ambiente, coberto com uma camada de papel-filme encostando na superfície. Os clássicos sempre fazem sucesso – isso é garantido!