Quanto tempo para beber água depois de comer?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

30 minutos

Então, pode tomar água depois de quanto tempo após comer? Embora não seja prejudicial beber água logo após comer, a recomendação geral é esperar de 15 a 30 minutos após a refeição para beber grandes quantidades. Esse intervalo pode ajudar na assimilação dos nutrientes pelo corpo.

O primeiro passo para garantir a ingestão de água é ter sempre por perto uma garrafa cheia. Cultive o hábito de abastecê-la assim que ela se esvaziar. Uma garrafa de água sempre cheia é um convite e lembrete para se manter hidratado.

7 coisas que você não deve fazer após as refeições

  1. Dormir. Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos. ...
  2. Fumar. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Comer frutas.

Nosso cérebro necessidade de hidratação porque 5% dele é composto de água. Então, ao beber água em jejum, você se sentirá mais atento durante o dia, visto que seu cérebro vai começar o dia hidratado. Isso significa que começar o dia hidratado também vai tornar você mais produtivo e mais atento.

Associado ao ganho de peso, o consumo de bebidas durante ou logo após a refeição não é bem um vilão do emagrecimento. A nutricionista Isabel Vieira esclarece que a máxima de que "beber água durante as refeições engorda" não passa de um mito.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

Não. Mas também não é o mais saudável. De uma maneira geral, os líquidos podem atrapalhar a digestão dos alimentos. “Isso ocorre porque, no meio líquido, as enzimas digestivas são diluídas, dificultando a digestão”, explica Carla Yamashita, nutricionista do Fleury.

Depende muito de como a pessoa esvazia o estômago, mas em média o ideal é em torno de 90 a 120 minutos.

- Existe ainda um fator cultural importante de beber junto às refeições e esse é um hábito difícil de ser substituído, mas respeitar um intervalo mínimo de 30 minutos antes ou após a refeição e reduzir gradativamente o volume total para um copo (200 ml) é uma boa dica para a mudança desse comportamento alimentar.

O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.

Conclusão. Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconfortos, mas não é prejudicial para a saúde em geral. No entanto, é importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, para garantir uma hidratação adequada e evitar sobrecarregar os rins.

Ajuda na digestão
Ao dormir do lado esquerdo, os resíduos de alimentos são movidos com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando o processo digestivo. Além disso, o organismo também aumenta a produção de enzimas pancreáticas, tornando a digestão ainda melhor.

“O objetivo desse cochilo é liberar espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos. O sono após o almoço oferece alguns benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além de melhorar o desempenho cognitivo”, ressalta.

frutas cítricas

O Band Receitas conversou com a nutricionista Thaisa Leal que explicou que, nutricionalmente, as frutas cítricas são as melhores para este momento do dia. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde.

“A água com limão pode ajudar a iniciar o processo de digestão pela manhã”, diz a profissional, acrescentando que também auxilia no combater da indigestão, azia e inchaço. Além disso, o limão é conhecido por estimular a produção de sucos biliares e gástricos e, portanto, pode prevenir a formação de gases.

Para não acordar durante a madrugada com sede, é fundamental se hidratar de maneira adequada durante o dia. O exagero no consumo de água ou de outros líquidos à noite pode provocar uma vontade de ir ao banheiro, interrompendo o sono.

Se você deseja beber água para emagrecer, será preciso contar com ela pura ou sem adição de qualquer substância calórica. Caso prefira, pode tomar água aromatizada ou chá sem açúcar. É recomendado ingerir água em até 30 minutos antes das refeições e a partir de 40 minutos após as mesmas.

Melhora o sono
A chegada do sono depende de uma série de reações orgânicas e uma delas é a diminuição da temperatura, que cai em aproximadamente 1 grau. Beber água favorece esse processo, o que por sua vez é mais um fator que contribui para dormir mais rápido e melhor.

Assim como os lembretes para tomar água na sua vida pessoal, você pode adotar intervalos fixos para tomar água enquanto está trabalhando. Por exemplo, a cada duas horas. Lembrando que o indicado não é tomar apenas alguns goles de água, mas uma quantidade que o mantenha saciado até o próximo intervalo.