Quanto tempo os japoneses dormem por dia?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Dados do governo local, de 2015, mostram que 39,5% dos japoneses dormiam menos de seis horas por dia —dado pior até que os dos anos 1980, na época frenética da bolha de crescimento econômico.

O sono. No estilo de vida de um samurai, ele dormia cerca de oito horas por noite. Ou seja, a mesma quantia de horas que a medicina contemporânea também indica. Afinal de contas, como se sabe, um corpo bem descansado pode estar mais atento a qualquer dificuldade que ocorrer durante o dia.

Isso porque, na cultura japonesa, o ato de dormir próximo ao chão faz com que as energias sejam absorvidas pela terra e renovadas, o que resulta em uma maior qualidade do sono. Há ainda outros benefícios para a saúde, como a melhora na circulação sanguínea, o relaxamento muscular e a correção da postura.

De acordo com uma pesquisa do Tokyo Gas Urban Life Research Institute, os japoneses tomam banho de banheira (“ofurô” ou “furô”) em média cinco a seis vezes por semana. Ou seja, praticamente todos os dias .

Banhos particulares
Os japoneses curtem muito essa coisa de usar o banho não só para se lavar, mas para relaxar. É muito comum que eles tenham banheiras em casa, porém menores do que o padrão que costumamos ver no ocidente. Uma pessoa cabe sentada dentro dela, com as pernas um pouco flexionadas.

Japoneses acordam entre entre 6h45 e 7h, ao mesmo tempo que os norte-americanos, australianos e belgas.

No Japão, 40% da população dorme menos de 6 h por dia por excesso de trabalho.

Estudo da USP acompanha a hora de dormir e acordar de 3 mil moradores de cidade mineira em que a população dorme cedo e acorda assim que amanhece. Brasília – Na pequena e tranquila Baependi, cidade com cerca de 18 mil habitantes no Sul de Minas, a vida segue um ritmo bem diferente do de grandes cidades.

9. Eram de baixa estatura. Segundo os diversos registros históricos, os verdadeiros samurais que viveram no século 16 tinham, em média, entre 1,60m e 1,65m de altura.

Com o fim do feudalismo, os samurais perderam importância. Aí, foram substituídos por um exército nacional e deixaram de existir. Em 1870, até ocorreu uma revolta de samurais, mas ela foi reprimida pelo exército.

O motivo é bem prático, sugar facilita e ajuda a comer a massa quente. Fazer o barulho é uma consequência e pode significar que come-se com gosto. É uma forma de mostrar que o ramen, soba ou udon está gostoso.

E em Tóquio, no Japão, são 21 horas do mesmo dia. Como é possível? Essa variação ocorre por conta do fuso horário, um sistema que divide a Terra em zonas com horários diferentes devido à rotação do planeta!

Os quartos japoneses são marcados pela disposição cuidadosa dos móveis, excelente aproveitamento da luz natural e de espaço, além do estilo diferenciado dos elementos.

Além do Brasil, os sociólogos colocam a Colômbia e a Austrália entre as nações menos alérgicas à água, com dez e oito banhos semanais por pessoa, respectivamente. Indonésia e México vêm logo atrás, com cerca de sete banhos cada.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro. Na Europa, os italianos estão em primeiro lugar nos banhos diários.

No Japão, os banhos públicos são chamados de sento e têm uma história secular.

Oceano Pacífico

O Mar do Japão é uma região marítima situada ao longo da costa nordeste do continente asiático. Está separado do Oceano Pacífico pelo arquipélago japonês e pela ilha Sacalina.

A pesquisa foi feita em mais de dez países em janeiro de 2023 e, em uma semana típica, os consumidores relatam dormir aproximadamente 7 horas por noite, sendo os brasileiros os que mais descansam com uma média de 7,8 horas e os japoneses os que menos descansam com 6,5 horas de sono.

Assim sendo, no Japão é muito comum ver grupos de crianças retornando de suas atividades extracurriculares no final da noite. Dessa forma, os alunos japoneses têm um dia escolar de 8 horas e ainda estudam durante feriados e aos finais de semana.

Em Pequim, aquela que foi considerada a terceira pior cidade chinesa para se adormecer, a maioria da população deita-se às 22.15 e acorda por volta das 6.30 horas. Deitar cedo é uma realidade transversal a todo o país, onde apenas 14% da população se deita depois da meia noite.