Quanto tempo ondansetrona faz efeito?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Na prevenção de náuseas e vômitos pós-operatórios, o início da ação ocorre em menos de 1 hora após administração de uma dose de 16 mg por via oral. No controle de náuseas e vômitos induzidos por radioterapia e quimioterapia, o início de ação ocorre dentro de 1 até 2 horas após a administração de 8 mg por via oral.

A Ondansetrona é um potente antagonista, altamente seletivo, dos receptores 5- HT3 da 5-hidroxitriptamina. Age como antiemético e antinauseante, mas seu preciso mecanismo de ação no controle da náusea e vômito ainda não é bem conhecido.

Cloridrato de Ondansetrona (substância ativa) deve ser administrado por via oral. Remover o comprimido da embalagem, com as mãos secas, e colocar imediatamente na ponta da língua para que este se dissolva em segundos, engolir com saliva. Não é necessário administrar com líquidos.

Os remédios que ajudam no controle da náusea e vômitos podem ser:

  • Metoclopramida (Plasil®)
  • Ondansetrona (Vonau®)
  • Dimenidrinato (Dramin®)
  • Bromoprida ((Digesan®)

O ideal é aguardar entre 40 minutos e 1 hora.

O cloridrato de ondansetrona é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.

O cloridrato de ondansetrona deve ser administrado imediatamente antes da quimioterapia em uma dose única por via intravenosa na dose de 5 mg/m2. A dose intravenosa não deve exceder 8 mg. A dose oral pode começar doze horas depois e pode continuar por até 5 dias (tabela 1). Não deve ser excedida a dose de adultos.

O Vonau é um antiemético, composto por ondansetrona, cuja ação é bloquear o efeito da serotonina, neurotransmissor que age no sistema gastrointestinal e no cérebro, podendo causar náuseas e vômitos.

Remédios que contêm a substância “ondansetrona” estão SOB ALERTA da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O medicamento para náuseas e enjoos PODE causar riscos de má-formação no fechamento orofacial dos bebês (como o lábio leporino), entre outros riscos.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Sensações de calor ou rubor; prisão de ventre; reações no local da injeção, como dor, ardência, inchaço, vermelhidão e coceira.

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios). A consistência desse tipo de alimento auxilia no controle da sialorreia (aumento da produção de saliva), um dos sintomas comuns durante a náusea.

Prevenção de náusea e vômito em geral:
Uso adulto: 16 mg de ondansetrona (2 comprimidos de 8 mg). Uso pediátrico: Para pacientes maiores de 10 anos, recomenda-se a dose de 4 a 8 mg de ondansetrona (1 a 2 comprimido de 4 mg).

Medicamentos para redução dos vômitos
Contudo, se a náusea ou vômitos forem graves ou não desaparecerem, é possível que o médico administre prometazina, proclorperazina, metoclopramida ou ondansetrona a crianças com mais de dois anos de idade.

Quando no estômago, a bile acaba irritando a mucosa gástrica e provocando o vômito bilioso ou biliar, que popularmente é conhecido como vômito amarelo de cachorro. Mas porque essa bile vai parar no estômago? A causa mais provável é a do pet ter ficado muito tempo sem se alimentar.

Hidrate-se. É comum, nos quadros de diarreia ou vômitos darmos preferência para a ingestão de líquidos. O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.

Nos casos de vômitos entre 30 e 60 minutos, se você não tiver como entrar em contato com o médico, o melhor é não repetir a dose. Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Se o paciente vomitar até 30 minutos depois de ser medicado, deve-se repetir a dosagem completa da medicação, pois esse tempo é insuficiente para a absorção do princípio ativo.