Quanto tempo Obadias escondeu os profetas?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Com aquelas duas refeições a Bíblia diz que Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe. Aqui vale lembrar que o Monte Horebe é o mesmo Monte Sinai onde Deus se revelou a Moisés. Nesse percurso Elias caminhou quase 400 quilômetros, numa viagem que levou quarenta dias e quarenta noites.

Obadias foi um servo do Senhor que colocou sua vida em risco para salvar cem profetas de Deus que estavam sofrendo perseguição (I Rs. 18:4, 13). O Profeta Elias e depois dele, o profeta Eliseu, eram os líderes dos Profetas, eram como um professor, um mestre, um deão acadêmico.

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Obadias profetizou sobre a destruição dos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Essa destruição foi consequência do orgulho deles e do modo errado com que trataram Israel. Obadias também profetizou sobre a restauração de Israel e sobre os salvadores no monte Sião.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel (1Rs 18:3-16). Desde jovem, Obadias era temente a Deus.

Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias (ou Abdias) ("servo (ou fiel) do Senhor"), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto (apenas 21 versículos) e do seu conteúdo (material profético).

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas.

Este é o menor livro que compõe o Velho Testamento, possui apenas um capítulo e sua autoria é atribuída ao próprio profeta Obadias.

Jeremias

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

Em 1 Reis 18, lemos que Obadias enfrentou essa mesma pergunta. Como um homem piedoso servindo no palácio do rei Acabe, odiava o que Jezabel a esposa de Acabe havia feito. Enquanto ela estava matando muitos dos profetas do Senhor, Obadias escondeu 100 deles em cavernas e os alimentou secretamente.

obadias, o profeta, e autor do livro que tem o seu nome. Nada se sabe a respeito da sua vida. No tempo de S. Jerônimo era coisa corrente a identificação do profeta com o servo de Acabe, ou o terceiro 'capitão de cinqüenta' (2 Rs 1.13). o Talmude afirma que obadias era um prosélito, natural de Edom.

Elias disse que estava se escondendo para ficar seguro. Todos os profetas tinham sido mortos e o povo havia rejeitado o Senhor.

Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça. 16. Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido. 17.