Quanto tempo o vendedor tem para responder no Mercado Livre?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Reduza o tempo de resposta!: vamos te alertar em caso de atraso e se o prazo de 1 hora após a pergunta estiver prestes a vencer, mas você ainda não a respondeu.

vendedores e desde que a venda é feito o vendedor ele tem um prazo de 24 horas é isso mesmo Um dia útil corrido para levar seu produto até o correio.

Se você entregou o produto com o Mercado Envios, o valor é creditado na sua conta do Mercado Pago 8 dias após a entrega. Para produtos usados e/ou vendedores sem reputação, o prazo será de 12 dias após a entrega.

Para pedir ajuda ao Mercado Livre basta clicar no botão Pedir ajuda ao Mercado Livre que ficará disponível após 3 dias de reclamação não respondida pelo vendedor, ou após a primeira resposta dele na própria reclamação!

Quando o envio é feito pelo Mercado Envios, você deve cumprir o prazo para cada forma de envio, para que seja entregue a tempo. Entretanto, se você não cumprir o prazo de entrega correspondente à sua forma de envio, sua variável de reputação será afetada e poderá alterar sua cor como vendedor.

Não cumprimento do prazo de entrega: se o vendedor não enviar o item até o prazo acordado e o novo prazo não atender a necessidade do comprador, o cancelamento poderá ser solicitado. A solicitação de cancelamento será enviada ao vendedor para aprovação e será aceita se o pedido não houver sido processado.

Caso a reclamação seja iniciada, se as pessoas usuárias não chegarem a um acordo ou o vendedor não responder à reclamação, o comprador deverá solicitar a intervenção do Mercado Pago para resolver a situação.

A recomendação da própria plataforma é que os usuários evitem contatos e negociações diretas com os vendedores, não trocando e-mails ou telefone e preferindo a ferramenta de chat e os espaços para perguntas do próprio Mercado Livre.

Todos os vendedores possuiam limite de 24h no tempo de despacho do pedido. Em outras palavras, independentemente do horário em que o pedido foi realizado, ele tinha 24h para ser enviado. A reputação era impactada apenas se o atraso no despacho ocorrece em mais de 15% dos pedidos.

Recomendações para melhorar suas respostas:
Sempre responda para o seu cliente, mesmo que as informações já estejam no anúncio. Ofereça alternativas caso você não tenha o produto que estão procurando. Evite dar informações extras. Apenas responda o que o usuário precisa saber.

Preparando Entrega é um status do fluxo de pedidos em que se espera o cadastro da nota fiscal para a fatura. O pedido ficará nesse status até que seu faturamento seja realizado, ou seja, até que a nota fiscal seja inserida no pedido.

O Mercado Pago não delimita um tempo médio para a aprovação. De qualquer forma, assim que a função crédito for habilitada, você receberá um e-mail do Mercado Pago com a confirmação.

No caso de uma compra falsa, os golpistas usam domínios e elementos visuais similares aos do Mercado Livre, fazendo com que o vendedor pense que a transação foi concluída e envie o produto. Por isso, sempre verifique se o endereço que mandou o e-mail é @mercadolivre.com ou @mercadopago.com.

Se o usuário não receber o produto, Mercado Livre garante 28 dias de cobertura a partir do momento em que o usuário efetuou a compra. Se o usuário se arrepender ou receber um produto diferente, incompleto ou com defeito, ele tem 30 dias corridos a partir da data de entrega para solicitar a devolução.

Vendas do Mercado Livre

ReputaçãoO produto éDinheiro disponível em
Com reputaçãoNovo5 dias
Usado9 dias
Sem reputaçãoNovo9 dias
Usado9 dias

O que não deve estar na resposta no Mercado Livre

  1. Dados pessoais, como telefone ou site da loja.
  2. Dados pessoais do comprador sem que ele tenha feito a compra, não solicite.
  3. Indução de compra, não peça ao comprador que finalize a compra fora da plataforma do Mercado Livre.

Horários de entrega
É comum que as entregas do Mercado Livre sejam feitas em horário comercial, ou seja, das 8h00 às 18h00. Porém, os horários sofrem variações dependendo da sua cidade e da modalidade de entrega, com isso, o serviço pode ir até as 22h.

Quando os Correios realizam a tentativa de entrega e não há ninguém para receber, o produto retorna para a agência dos Correios da sua localidade. Geralmente são realizadas mais duas tentativas de entrega! As tentativas de entrega são atualizadas no rastreio do pedido no site dos Correios.

Como agir diante do cancelamento de compra?

  1. Entenda o real motivo do cancelamento. O primeiro passo é ser capaz de ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o produto ou serviço. ...
  2. Mostre empatia pelo cliente. ...
  3. Faça uma nova oferta. ...
  4. Demonstre o valor do produto. ...
  5. Mantenha contato mesmo após o cancelamento.