Quanto tempo o útero volta ao normal depois da curetagem?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Teoricamente, depois da curetagem a paciente deve esperar pelo menos um ciclo menstrual, para que o endométrio sangre de maneira regular, para engravidar novamente. Alguns médicos mais cautelosos indicam que espere até 90 dias para o útero se preparar para uma nova gestação.

Cuidados pós curetagem
Não existem evidências suficientes sobre um resguardo específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

Pós curetagem, é necessário repouso relativo, sem esforços ou relações sexuais. A recuperação deve ser plena, sem intercorrências desagradáveis. Após a curetagem, o médico pode receitar anti-inflamatórios ou antibióticos específicos para o caso. O sangramento persiste mesmo após a curetagem, e é perfeitamente normal.

As complicações são: risco anestésico, perfuração do útero, infecção uterina, lesão do trato urinário, lesão intestinal, hemorragias com necessidade de transfusão.

Sim, pode consumir carnes suína, bovina, peixes, aves e ovos!! Nesse momento de recuperação o importante é se alimentar com qualidade, evite excessos de alimentos industrializados, açucarados, e beba bastante água para evitar a retenção hídrica!

Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero.

Em média, o uso da cinta modeladora deve ser feito por no mínimo 30 dias depois da cirurgia, mas esse tempo pode variar de acordo com a indicação do seu médico.

Relações sexuais são proibidas na quarentena
Os vasos do útero, onde ficava a placenta, estão abertos e há um grande risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também pode causa dor e, por isso, o sexo deve começar gradualmente e bem devagar.

Perguntas frequentes sobre o aborto
O aborto inicia um novo ciclo menstrual, então sua menstruação deve voltar ao normal 4-8 semanas após o aborto.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

O útero é um dos órgãos que também se beneficia desse efeito depurador e diurético da água inglesa, pois ajuda o corpo a eliminar substâncias potencialmente negativas. O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto.

As amostras de tecido do endométrio retiradas por biópsia ou curetagem são enviadas para análise em um laboratório de patologia. O relatório do laboratório indicará o tipo de câncer endometrial e o estadiamento. O câncer endometrial é classificado de acordo a quanto ele se assemelha ao endométrio normal.

Pode sim. Se estiver se sentindo bem, sem riscos.

Portanto, você pode comer ovo de preferência o cozido ou com pouca gordura.

As frutas remosas são:

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Como é feita a curetagem uterina? Algumas vezes a curetagem uterina pode ser feita em caráter ambulatorial, no consultório do ginecologista, mas pode também necessitar de internação em hospital, geralmente com a paciente tendo alta no mesmo dia, algumas horas após o procedimento.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar ressecada e poderá haver certo desconforto na relação sexual. Mas esta situação é passageira. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

É considerado aborto retido quando constatado a morte do embrião ainda dentro do útero, onde não ocorre a expulsão espontânea1 após 30 dias do diagnóstico. Normalmente ocorre entre a 6º e a 10º semana. O embrião pode ficar retido sem vida dentro do útero por semanas, até meses.