Quanto tempo o umbigo volta ao normal depois do parto?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

No primeiro dia após o nascimento do bebê, o fundo do útero está na altura do umbigo, quando apalpado. Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome.

A hérnia umbilical pode ocorrer devido a um defeito congênito, quando o orifício de passagem do cordão umbilical não foi adequadamente fechado, ou por uma fraqueza fisiológica associada ao aumento da pressão intra-abdominal, como ocorre na gestação. Nesse caso, é comum a mulher apresentar hérnia após gravidez.

O normal é que se espere entre 6 e 8 meses para saber se existe algum problema de fato. Mas é comum que os bebês ainda tenham uma cicatriz no local até os três meses de vida. Afinal de contas, existe algum caso em que seja necessário realizar alguma intervenção cirúrgica no umbigo quando ele fica “para fora”?

Tratamento da Hérnia Umbilical
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.

As mudanças no umbigo podem variar entre as mulheres. As mamães que têm a pele mais firme, por exemplo, podem não notar as alterações. Após o parto, o útero começa a diminuir, retornando para o seu tamanho normal. Como resultado, o umbigo também volta a ser como era antes da gestação.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Normalmente as diástases isoladas aparecem acima do umbigo e, geralmente, elas podem ser corrigidas juntamente com uma hérnia umbilical. Os casos de fraquezas localizadas são raros, e dificilmente o paciente se sente à vontade em ficar com uma cicatriz acima do umbigo apenas para tratar uma diástase pequena.

O mais comum é que a hérnia seja notada pela saliência indolor e maleável em volta do umbigo, que pode ser empurrada à depressão abdominal ao ser pressionada. Em alguns casos, só é possível percebê-la quando a pessoa faz esforço ao levantar peso ou ao tossir. A hérnia umbilical é diagnosticada pelo exame médico.

Tratando o umbigo triste com a Terapia Híbrida
O Hybrius, tecnologia exclusiva da Adoxy, une três tecnologias para combater a flacidez: a Ultracavitação, LipoLed e Radiofrequência. O procedimento também estimula a produção de colágeno e consegue tratar, simultaneamente, outras afecções, como a celulite.

Existem algumas formas de corrigir o umbigo feio, as principais são através da cirurgia de abdominoplastia e de onfaloplastia, conhecida como umbilicoplastia. Em ambos os casos a estética do umbigo pode ser trabalhada, melhorando o aspecto triste, raso ou para fora.

“Depois que o coto umbilical cair, a cicatriz do umbigo pode inchar e vazar um pouco, o que é comum. Em alguns casos pode surgir também uma protuberância na região do umbigo, chamada hérnia umbilical, que geralmente desaparece antes da criança completar cinco anos”, alerta a ginecologista e obstetra.

O Hidramamy é um hidratante que pode ser utilizado desde durante a gestação para prevenir o aparecimento das estrias e dar mais elasticidade à pele. No pós-parto, ele continua estimulando a produção das fibras para manter o tecido firme e com a textura suave.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos.

É supernormal as mães ficarem com a barriguinha proeminente depois da gestação. Isso acontece porque o útero se distende durante a gestação e demora para contrair novamente”, explica Alexandre Alves, diretor da Fit Mommy, academia especializada em gestantes e pós-parto.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação.

Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.

Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

O normal é que ao contrair o abdômen, os dedos saltem um pouco para cima, mas em caso de diástase os dedos não se movem, sendo possível até mesmo colocar 3 ou 4 dedos lado a lado sem que eles se movam com a contração abdominal.