Quanto tempo o tampão mucoso fica saindo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O tampão mucoso pode sair algumas semanas ou vários dias antes de você entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto. Em uma gravidez completa, o tampão mucoso sai durante o nono mês de gravidez.Se você acha que o tampão mucoso saiu antes de 37 semanas de gravidez, consulte seu médico.

A cor do tampão mucoso pode mudar entre transparente (como clara de ovo), esverdeado, marrom, amarelado, mucoso líquido, rosado (com um pouco de sangue), esbranquiçado.

Geralmente, o tampão é liberado em até duas semanas antes do nascimento e, portanto, é um dos primeiros sinais de trabalho de parto. A sua saída indica que o parto está próximo de acontecer, mesmo que o bebê ainda demore mais alguns dias para nascer.

Seu aspecto pode ser bastante parecido com o catarro e, quando ocorre a perda, normalmente está acompanhado de sangue. Quando o tampão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo está se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

Ele pode ser pode sair de maneira gradual, de uma só vez ou pode até mesmo não sair, o que significa que sua expulsão não deve significar obrigatoriamente o início do trabalho de parto.

Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação:

  1. Tampão mucoso.
  2. A linha púrpura.
  3. Sons de nascimento.
  4. Emoções.
  5. Indicadores físicos.

Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:

  • 1.º Contrações regulares. ...
  • 2.º Perda de água pela vagina. ...
  • 3.º Eliminação do tampão mucoso. ...
  • Falso trabalho de parto. ...
  • Quando chamar seu médico. ...
  • Cronometrando as contrações.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Muitas vezes, a sensação vem combinada com pontadas na vagina e dor irradiada para a lombar, os ossos do púbis e até a parte interna da coxa. As contrações são respostas das mudanças no colo do útero, que se prepara para o nascimento do bebê, provocadas pelo estiramento do músculo e por estímulos hormonais.

A presença de dilatação de alguns centímetros sem dor não é, em princípio, indicação para a indução, a menos que haja alguma outra condição que recomende que o parto seja realizado o quanto antes. É normal que haja alguma dilatação antes do início natural do trabalho de parto.

Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina. Expulsar o tampão mucoso indica que o trabalho de parto está muito próximo.

O bebê ainda mexe, não é que ele para de mexer, mas ocorre uma diminuição na movimentação que ele tinha antes quando você tava na gestação de menos tempo. O maior inchaço nos braços e nas pernas eles podem ocorrer no final da também.