Quanto tempo o ser humano consegue viver só com água?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

4 dias

Quanto a água, sobrevivemos menos tempo sem ela. Estima-se que as pessoas só possam sobreviver de 2 a 4 dias sem se hidratar. Em 1944, dois cientistas se abstiveram de beber água enquanto comiam uma dieta seca que continha todos os nutrientes necessários.

O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água. Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

O que é o jejum da água? Água apenas em jejum – também conhecida como “dieta zero-calórica” – é um tipo de jejum intermitente que requer que se evite a ingestão de alimentos durante algum tempo, normalmente entre 16-72 horas, consumindo apenas água no processo.

A dieta da água é uma forma de chamar um grupo de dietas que incluem o consumo regular de água durante e entre as refeições, associado a restrição calórica. A intensidade das restrições varia de dieta para dieta, indo desde o consumo exagerado e arriscado de água até o consumo consciente.

Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.

Além disso, uma alimentação inadequada também está relacionada ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde, como obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Melhora da sensibilidade à insulina, ajudando no controle da curva glicêmica e na redução dos riscos de diabetes; Controle da pressão arterial, reduzindo os quadros de hipertensão.

A pesquisa aponta que a ingestão recomendada de água de oito copos, cerca de dois litros, por dia raramente corresponde às necessidades reais e, muitas vezes, pode ser alta. Segundo a pesquisa, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, a depender da idade, clima e onde a pessoa vive.

Por tudo isso, a gente se ressente imediatamente da falta dela no organismo. Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem beber líquidos pode matar. Os especialistas recomendam que a gente beba no mínimo 2,5 litros por dia.

Além disso, sais minerais como o cloreto de sódio ajudam na produção e função do ácido estomacal (ácido clorídrico). Desta forma, a água salgada pode ajudar a estimular o ácido no estômago, permitindo que ele decomponha os alimentos que ingeriu, diminuindo o desenvolvimento ou a incidência de problemas estomacais.

Na época do novo testamento, Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites em preparação para seu ministério (ver Mateus 4:1–4). Ele ensinou seus discípulos sobre o poder e a importância do jejum. Esse mandamento de jejuar continua em nossos dias.

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

O jejum verdadeiro é aquele em que partilhamos o alimento com quem não tem, a prática da caridade faz parte do jejum. O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede.

Essa dieta acredita que as mudanças de fases da lua influenciam os líquidos do nosso corpo. Por isso, ela baseia-se na ingestão apenas de líquidos com baixo teor de calorias, por 24h, nos dias de mudanças das fases ou quatro vezes por mês (basta ver no calendário).

A água mineral por si só não emagrece, mas, uma pessoa se proponha a perder peso, deve conjugar uma alimentação saudável, à prática de exercício físico, e uma correta ingestão de água equilibradamente mineralizada.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos.

É seguro fazer apenas uma refeição por dia? Fazer apenas uma refeição por dia pode ser seguro, assim como pode não ser. Tudo depende da forma com que essa dieta é incorporada. De acordo com Higor Vieira, médico pós-graduado em Nutrologia, fazer a OMAD por conta própria torna a prática perigosa.