Quanto tempo o sêmen fica dentro do corpo?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quanto tempo o espermatozoide fica vivo no organismo feminino? Estudos mostram que o tempo médio de vida dos espermatozoides depois de ejaculados é de cerca de três dias. Porém, os mais saudáveis podem sobreviver por até cinco dias.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

Pode ocorrer fecundação no mesmo dia da relação? Sim! Sabe-se que o espermatozoide pode chegar às trompas cerca de 90 segundos após a ejaculação. Nesse sentido, se a mulher tiver ovulado naquele dia, a fecundação, ou seja, o encontro dos gametas ocorre imediatamente.

Pergunta: Para engravidar, preciso ter relação sexual todos os dias? Resposta: Não. Os espermatozoides sobrevivem no organismo da mulher cerca de 36 a 72 horas. Portanto, se tiver relações sexuais em dias alternados durante o período fértil já é o suficiente para se engravidar.

4 Sintomas da fecundação
Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.

Em diversos casos, é compreendido como período fértil entre os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação. Assim, se você tiver relação nesses dias, consequentemente tem maiores chances de engravidar. No entanto, se a relação ocorrer até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Este fenômeno é tecnicamente chamado folículo não roto (LUF). Nesse caso não é possível que a fecundação aconteça e, independente da causa, o corpo entende simplesmente que não há sinal de óvulo fecundado e reinicia o ciclo a partir da menstruação, que acontecerá normalmente.

Se o ciclo de menor duração for de 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  1. Leves cólicas abdominais;
  2. Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  3. Alterações no corrimento vaginal;
  4. Sensibilidade e aumento dos seios;
  5. Cansaço e sonolência;
  6. Atraso menstrual;
  7. Sangramento vaginal;
  8. Dor de cabeça.

O corrimento após relação sexual pode ser bastante fluido, em quantidade que varia entre as mulheres, conforme a lubrificação vaginal durante a relação.

O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual. É possível, no entanto, engravidar fora deste período, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

Como saber se eu estou ovulando?

  1. Sinais da ovulação:
  2. Leve dor na zona ovariana:
  3. Abundância de muco vaginal:
  4. Mais sensibilidade nos peitos:
  5. A temperatura corporal aumenta:
  6. Maior desejo sexual e mais energia em geral:

Sintomas Mais Comuns de Nidação
Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil, se a fecundação aconteceu. Portanto, só acontece a nidação se o embrião se fixar e ocorrer a gravidez. A partir da implantação é que a gravidez realmente acontece.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.