Quanto tempo o Seguro-defeso fica em análise?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 20 de maio de 2023
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60 dias

Dessa forma, o prazo legal para um benefício ficar em análise é de 60 dias (30 + 30 da prorrogação).

Por outro lado, para dar andamento a requerimentos em análise, você pode apresentar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, um pedido administrativo de andamento ou ajuizar um Mandado de Segurança. Para todas essas opções, você pode contar com um advogado especialista em INSS para ajudar a encontrar a melhor solução.

Quanto tempo demora para sair o resultado da avaliação social do BPC? Existe no Brasil a Lei 9.784/1999, que é conhecida como a lei dos processos administrativos. Ela define que os órgãos têm 30 dias depois de protocolado um pedido, a concessão ou recusa do mesmo.

Para acelerar o processo de análise e aprovação da revisão, é importante enviar a documentação completa e correta ao INSS. Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS, evitando atrasos por falta de informação.

Sim, uma das razões da demora do INSS no resultado do pedido de aposentadoria é a necessidade de ter que protocolar diretamente no INSS. Ou seja, não é possível ingressar com uma ação diretamente na Justiça.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Consultar andamento”;
  3. Você será direcionado para um site externo e poderá ver a situação do seu recurso.

Lembre-se: até 60 salários mínimos, você pode receber em até 60 dias após a sua expedição por meio da RPV. Se exceder 60 salários mínimos, você recebe de um 1 e meio até 2 anos, por meio do precatório.

A fila de espera por benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou a aumentar nos primeiro meses deste ano. Em dezembro de 2022, havia 1 milhão de pedidos à espera de análise no instituto, número que subiu a 1,23 milhão, em janeiro, e para 1,28 milhão, em fevereiro, um crescimento de 28%.

3 – CONCLUIDO
Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS. INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja. Significa que seu pedido foi negado.

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Que foi firmado; que se encontra ajustado; decidido: contrato concluído entre a empresa e seus funcionários.

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

CORRESPONDÊNCIA: envie uma carta para endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Ed. Sede, Térreo, Sala 45, CEP 70059-900 – Brasília/DF.

Requerimento realizado com sucesso. Nessa tela, irão aparecer todos os dados do atendimento como serviço, prazo, unidade, protocolo e data do pedido. Ainda, é possível conferir as informações adicionais, onde contém a explicação de como acompanhar o andamento da sua solicitação.

A recomendação é que você busque a ajuda de um advogado previdenciário especialista para verificar a sua situação. Desta forma, será verificado se, de fato, você tem direito ao benefício e quais foram os motivos que levaram ao indeferimento do seu pedido.