Quanto tempo o salgado assado pode ficar fora da geladeira?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É por isso que, normalmente, o que sobra de uma refeição em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, começa o desenvolvimento de bactérias que podem causar contaminações.

Já os salgados assados devem passar pelo forno antes de serem guardados no freezer, conforme alertamos acima. E justamente por conta dessa diferença que salgados fritos e salgados assados não devem ser congelados e armazenados juntos.

O correto é armazenar os seus salgados fritos no congelador, assim, na hora de consumi-los, não há necessidade de fritá-los, basta esquentar o salgado no forno por alguns minutos e eles voltarão a ficar fresquinhos e crocantes.

Salgadinhos fritos
Dura até 3 meses. Quando quiser, pode fritá-los ainda congelados, ou ainda, deixar descongelar em geladeira e depois fritar.

Salgadinhos assados ficam mais macios se aquecidos em forno à gás (convencional) ou elétrico; Coloque os salgadinhos em uma assadeira de alumínio e deixe em fogo baixo (forno convencional) ou (70º no elétrico) aproximadamente por 10 a 15 minutos.

Porque você não usou a temperatura adequada do óleo
Afinal, se ele estiver frio pode encharcar o produto; assim como se estiver muito quente, poderá causar explosões com mais facilidade. Então, o ideal é manter a temperatura entre 180 ºC e 200 ºC e mergulhar o salgado por inteiro para promover uma fritura uniforme.

Conservar os salgados quentes e úmidos na estufa: evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água. Fique atento ao tempo de exposição dentro da estufa, não aconselho ficar mais de duas horas dependendo a textura do salgado para não emborrachar e nem ficar endurecido.

Como armazenar produtos prontos
Se boa parte dos ingredientes são armazenados em local seco, já os salgados e doces prontos vão sempre para a geladeira ou freezer. Embale os produtos de maneira adequada. O ideal é ter um equipamento para embalar a vácuo para aumentar a durabilidade de sua produção.

A média geral de tempo de conservação é de três meses, podendo se estender um pouco mais ou pouco menos. De qualquer forma, quanto menos tempo os salgados ficarem congelados, mais conservados eles estarão quanto a atributos como sabor e aparência.

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

Não se esqueça de deixar a massa secar por pelo menos 1 hora ou até que esteja firme como uma massa resfriada de pacote que compramos no supermercado. Depois do tempo de secagem coloque em sacos hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses.

Uma embalagem muito utilizada para salgados prontos é a de papel mais grosso. Por exemplo, as de papel cartão que devem ser forradas com papel manteiga ou alumínio antes de receber os produtos. Se precisar fazer camadas de salgados nessa embalagem, lembre-se de usar o papel manteiga entre elas para separá-los.

ORIENTAÇÕES PARA AQUECER OS SALGADOS ASSADOS
Colocar em bandeja de preferência perfurada; Descongelar em geladeira de um dia para o outro, ou em temperatura ambiente por no máximo 2 horas e somente o que vai ser consumido. Produto descongelado, assar por 10 minutos a 180º C em forno convencional, pré-aquecido.

Retire os salgados do freezer e deixe descongelar por aproximadamente 120 minutos. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até dourar na temperatura de 160°C.

Você sabe qual a melhor forma de esquentar salgados assados? Coloque-os em uma frigideira e cubra com uma folha de papel alumínio e deixe aquecer por alguns minutos, em fogo médio. Assim, você devolve a textura crocante do alimento, fazendo parecer que está novo!

Os salgadinhos, como coxinhas, pasteis e empadas, só devem ser consumidos se estiverem à venda em estufa com temperatura adequada, nunca inferior a 60ºC.