Quanto tempo o queijo Meia-cura dura fora da geladeira?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Cubra-os com papel alumínio ou filme plástico, mas não esqueça de fazer pequenos buracos para deixar o queijo “respirar”. Queijos de massa mole podem ficar em temperatura ambiente por no máximo quatro horas.

Os queijos “tipo frescal“, muitas vezes têm pouco ou nenhum tempo de maturação, queijos macios ou meia cura estão prontos para serem consumidos entre 2 semanas a 2 meses, enquanto que os queijos duros têm um período mais longo de envelhecimento, que pode variar de meses até 2 anos ou mais.

A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.

Os queijos merecem atenção redobrada quanto à sua conservação e armazenamento com o calor intenso. Caso não sejam guardados corretamente, eles podem sofrer perda de aroma, sabor, textura e até acelerar o processo de apodrecimento. 1. Temperatura Em geral, o alimento deve ser mantido na geladeira para preservação.

Armazene o queijo meia cura em local fresco e seco, de preferência em geladeira, em um recipiente hermético ou envolvido em papel alumínio.

O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda. Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade.

Para garantir uma cura por igual, o queijo deve ser virado uma vez por dia, e principalmente nos estágios iniciais da cura, ainda fresco, pode ser lavado com água corrente uma vez a cada dois ou três dias.

quatro horas

Fora da geladeira
Cubra-os com papel alumínio ou filme plástico, mas não esqueça de fazer pequenos buracos para deixar o queijo “respirar”. Queijos de massa mole podem ficar em temperatura ambiente por no máximo quatro horas.

Essa diferença de valores entre cada tipo de queijo pode ser explicada pelo processo de maturação. O queijo Meia Cura apresenta uma maior quantidade de gordura, pois conforme vai acontecendo a maturação, o queijo vai perdendo soro de leite e permanecendo um produto mais seco e concentrado de gordura.

Você sabe qual a diferença entre o queijo Minas e o queijo meia cura? Os dois queijos são iguais, exatamente a mesma receita tradicional mineira. Mas o meia cura não é nem fresco, nem curado: é consistente por fora e macio por dentro, com um sabor bem marcante. Por isso se tornou o preferido entre os queijos Minas.

Devido ao fato que mofos e/ou leveduras indesejadas que se desenvolvem na casca de queijos podem produzir proteases que migram para o interior do produto, decompondo a caseína e provocando alteração no gosto.

Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

Caso, esteja fechado numa embalagem e esta estiver inchada é um indicador de queijo impróprio para consumo. Se sentir cheiro a amoníaco, quer dizer que o queijo pode ter estado embrulhado por muito tempo e incapaz de respirar, isto não significa necessariamente que o queijo não esteja em condições.

Coloque o queijo, em embalagem original, dentro de uma sacola fechada, para evitar acidentes. Outras formas de acondicionar o queijo vão desde embrulhá-lo em sacolinhas, papéis de pão e plástico filme até usar uma embalagem térmica.