Quanto tempo o produto fica em fiscalização?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Isso já faz mais de 10 dias, até o momento não houve nenhuma atualização da encomenda. Mais de 10 dias para fiscalizar uma encomenda sendo que o prazo de fiscalização aduaneira normalmente é de 5 a 7 dias úteis.

Isso significa que enquanto estiver com o status de fiscalização, o objeto não está em posse dos Correios. Após a liberação do objeto pelos órgãos fiscalizadores, não havendo a incidência de tributos, os Correios iniciarão a contagem do prazo de entrega, conforme o serviço contratado pelo remetente.

Quando a fiscalização aduaneira é finalizada, significa que todas as etapas de verificação foram concluídas e a mercadoria está apta a prosseguir para seu destino final. Aduana é o orgão que fiscaliza todas as mercadorias que vêm do exterior, como é o caso da sua compra, daí o nome “fiscalização aduaneira“.

Em casos de parada na fiscalização, a carga completa da transportadora fica retida aguardando liberação, mesmo que a SEFAZ esteja apurando inconsistência em apenas uma das mercadorias.

A carga é parada e precisa simplesmente aguardar a liberação fiscal para retornar ao fluxo postal. A carga é parada e precisa ter o imposto pago para ser liberada.

Basta acessar o site dos Correios com o código de rastreio em mãos. Verifique as informações, caso conste que a 'fiscalização aduaneira' foi finalizada, sua compra não foi taxada, mas se a informação 'aguardando pagamento' aparecer, sua remessa foi taxada e será cobrada.

Como fazer para acompanhar a sua importação? Para acompanhar o seu pedido na modalidade remessa postal internacional e saber se ele está retido na ECT, basta acessar a página eletrônica dos Correios, na aba “Minhas importações”. Dentro dela é possível acompanhar todo o trânsito da mercadoria.

Como encomendas internacionais são processadas
A encomenda é processada pela Receita Federal ainda em Curitiba, onde o fisco pode ou não liberar o pacote, com ou sem tributação. Depois, o objeto pode levar de 12 a 40 dias úteis para chegar até a residência do comprador, dependendo da modalidade de envio.

Acesse o site dos correios. Role a tela para baixo e insira o código no campo 'acompanhe seu objeto'. Caso a 'fiscalização aduaneira' tenha sido finalizada e esteja em trânsito, sua compra não foi taxada.

Contatos sobre procedimentos de fiscalização aduaneira devem ser feitos junto à Ouvidoria da Receita Federal: www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/ouvidoria. Agradecemos o seu contato.

Geralmente este aviso fica de maneira virtual. Ao acessar o site dos Correios, procure pelo link com o título “Aguardando Pagamento” ou “Fiscalização Aduaneira Finalizada”. Após localizar o link e continuar o prosseguido, clique para conseguir verificar. A cada rastreamento os Correios lançam uma informação.

O Imposto de Importação deverá ser recolhido pelo vendedor até a data de entrada da mercadoria em território nacional. Se isso não ocorrer, caberá o destinatário pagar o tributo, em até 90 dias. A falta de recolhimento caracterizará o abandono da mercadoria.

Veja bem, se tiver escrito. objeto encaminhado para fiscalização aduaneira. significa que você vai ser taxada. Agora quando você observa lá na sua mensagem. o seu rastreamento. que a fiscalização aduaneira foi finalizada, isso significa que você passou. e que você não vai ser taxada.

Como pagar produtos taxados pela Receita Federal
O pagamento destas taxas deverá ser realizado por meio de um boleto bancário gerado no ambiente “Minhas Importações” do site dos Correios. Ele também pode ser feito pelo aplicativo dos Correios, disponível na Play Store e App Store.

O procedimento é simples. Após ser informado sobre a retenção, o importador ou exportador deve apresentar para a Receita Federal a nota fiscal e a apólice de seguro. Da mesma forma que ocorre no processo tradicional, a nota fiscal garante a legalidade de comercialização e facilita o processo.

A principal função da aduana é fiscalizar a entrada e saída de mercadorias no Brasil. Além disso, é sua função fazer a cobrança de tributos de quaisquer produtos que você trazer para o país ou levar para o exterior. Diferente da alfândega, a aduana é responsável por controlar a entrada e saída de mercadorias do país.

Quando o comprador não paga a taxa de importação, isso é considerado abandono de mercadoria. Neste caso, o produto é enviado para o país de origem ou passa a ser um produto da União, que vai decidir o que acontece com a mercadoria, que pode ser destruída; doada; leiloada; ou incorporada ao patrimônio público.

Todas as compras feitas por uma pessoa física de uma empresa ou de outra pessoa física intermediada por uma plataforma deveriam ser taxadas em 60%. Encomendas chegam ao Brasil como se fossem de pessoa física para pessoa física. De acordo com a lei, compras de até US$ 50 estão isentas.