Quanto tempo o PrEP faz efeito?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito? Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

Não, não corta o efeito da PrEP. Qual a diferença entre PrEP e PEP? A PrEP, ou seja, a Profilaxia Pré-Exposição, é uma formas de se prevenir ao HIV antes de uma exposição de risco de infecção. Por isso ela deve ser tomada todos os dias como uma medida protetiva.

1ª dose (DOSE DE ATAQUE) = Tomar 2 comprimidos de uma só vez de 2 a 24 horas ANTES da relação sexual de risco. Contando o horário da primeira dose, manter a dose de 1 comprimido a cada 24 horas. Manter esquema de 1 comprimido por dia até 2 dias após o último contato sexual de risco.

Ou seja, o uso combinado dos dois métodos – simultâneos ou não – ao longo da vida sexual da pessoa acaba garantindo uma proteção ótima contra o HIV. A PrEP não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez, mas já pode significar um grande benefício ao evitar pelo menos o HIV.

Quem fez uso de alguma droga injetável não poderá mais doar sangue, devido ao elevado risco de contaminação.”

"A PrEP é tomada diariamente por quem tem um risco aumentado de infeção por HIV, como pessoas que não conseguem usar o preservativo, quem sempre tem quadros de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou quando você está vivendo um relacionamento sorodiferente, que é aquele que uma pessoa tem HIV e a outra não", ...

Não. Você deve discutir este assunto com seu médico. Há vários motivos que fazem as pessoas pararem de tomar a PrEP.

Os pacientes interessados em aderir ao tratamento fora do SUS devem passar por um processo semelhante: buscar um infectologista e fazer uma série de exames. No entanto, além de arcar com todo acompanhamento necessário, é preciso comprar o medicamento importado, que custa, em média, 290 reais e dura um mês.

PrEP e uso de outras substâncias
O medicamento pode ser tomado quando se ingere álcool ou se consomem drogas.

A pessoa que vive com HIV pode beber com moderação, assim como a pessoa que não vive com HIV. O vírus não muda isso. O que não se pode fazer é deixar de tomar a medicação por estar bebendo.

Se a pessoa em uso de PrEP sob demanda for ter relação sexual nos dias subsequentes da realização do esquema 2+1+1, ela deve tomar um comprimido por dia enquanto manter relações sexuais e parar de tomar o medicamento apenas 2 dias após o último ato sexual.

Preciso tomar a PrEP em jejum? Não, não precisa. Você vai escolher o melhor horário para tomar o seu medicamento.

UM COMPRIMIDO POR DIA
Cada frasco de PrEP contém 30 comprimidos do medicamento tenofovir + entricitabina (TDF/FTC), para cobrir 30 dias. Guarde o frasco em temperatura ambiente e em local seco (não deixe na geladeira ou em carro fechado). Este medicamento pode ser tomado com ou sem alimento.

A partir de agora, a dispensação gratuita dos comprimidos da PrEP está autorizada para as pessoas que tenham indicação do seu uso em qualquer lugar do Brasil, mediante prescrição de um profissional da saúde, não importando se o seu acompanhamento é realizado no sistema público ou privado de saúde.

Sim, mulheres HIV negativas, com desejo de engravidar de parceiro soropositivo ou com frequentes situações de potencial exposição ao HIV, podem se beneficiar do uso de PrEP de forma segura, ao longo da gravidez e amamentação, para sua proteção e do bebê.

Continuar lendo Pode tomar PrEP sempre?