Quanto tempo o povo comeu maná no deserto?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O Senhor continuou abençoando os filhos de Israel com maná durante o período em que eles vagaram pelo deserto, por 40 anos.

Na mesma porção da Torá, o povo de Israel que está no deserto reclama do maná, a comida que vinha do céu. Os israelitas sentiam falta da carne, do peixe e das frutas e legumes como pepinos, melancias, cebolas e alhos que comiam no Egito.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

Qual era a aparência do maná? Era uma coisa pequena, redonda, miúda como a geada, e era branca (ver Êxodo 16:14, 31). Qual era o sabor dele? “Como bolos de mel” (Êxodo 16:31) ou como “azeite fresco” (Números 11:8).

Significado de Mana
substantivo feminino [Informal] Em relação aos irmãos, a filha; filha dos mesmos pais; irmã: mana, você foi ao colégio?[Gramática] Formada com alteração da vogal temática para a (desinência do feminino); utilizada como interlocutório pessoal. Etimologia (origem da palavra mana). Mano - a + o.

Significado de Maná
substantivo masculino Alimento que, de acordo com a Bíblia, foi enviado por Deus (como chuva) aos israelitas no deserto; poderia ser um tipo de líquen, comumente encontrado naquela região, levado pelo vento ou por gafanhotos.

Alimento que Deus mandou, em forma de chuva, aos israelitas no deserto. Seria um líquen (Lecanora esculenta) ainda hoje comum na mesma região, e que, transportado pelo vento, cai à maneira de chuva e é usado como alimento.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

144) sugere 15 a 20 milhas/dia ou 24 a 32 quilômetros/dia, o que daria uma caminhada entre 7,5 e 10 dias.

Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: “Do céu ele deu pão para eles comerem.” Jesus disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai.

Até aqui, os israelitas já tinha visto Deus realizar as 10 Pragas para libertar eles do Egito; já tinham testemunhado a voz do Senhor no Horebe nos 10 Mandamentos e, agora, Deus denuncia que – até esse momento – os israelitas já haviam acumulado 10 Provocações que irritaram ao Senhor!

35 E comeram os filhos de Israel amaná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.

Quantas pessoas que saíram do Egito e entraram na terra prometida? O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te ahumilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

A Bíblia diz que o maná foi enviado por Deus quando o povo de Israel começou a reclamar da falta de alimento. A Bíblia descreve o maná como sendo o “cereal do céu” (Êx 16:4; Sl 78:23,24), provido pelo Senhor para sustentar o Seu povo.

Claramente são proibidos os porcos, camelo, cavalo e gato. Entre os pássaros é permitido alimentar-se com todos, exceto 24 tipos, sobretudo aves de rapina e noturnos; normalmente se usam galinhas, pombas, codornas, marrecos.

Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná” (Números 11:4-6). Não é incrível como eles compararam o passado na escravidão com o presente na liberdade?

1 comida, iguaria, alimento, ambrosia, manjar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. O que traz deleite e prazer à alma: 2 deleite, delícia, gozo, prazer, satisfação.