Quanto tempo o plano de saúde pode demorar para autorizar uma cirurgia?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

21 dias

Ou seja, para cada procedimento, a agência cuidou em estabelecer prazos adequados, sendo o maior e máximo deles o de 21 dias. Assim, a autorização de qualquer procedimento requerido ao plano de saúde tem se ser respondida em até 21 dias, sob pena de responsabilização.

V.c – O que fazer quando o plano se recusa a arcar com a cirurgia? Primeiramente, é necessário que o paciente tenha o laudo do médico indicando esse tipo de tratamento. Com isso em mãos o consumidor deve ligar para Agência Nacional de Saúde (ANS), informar todos os dados que serão solicitados e aguardar a resposta.

Prazo: até 10 dias úteis
Exemplo: cirurgias com internação, procedimentos que necessitam de órtese, prótese e materiais especiais.

Como consultar

  1. Clique em Consultar.
  2. Informe o CPF e escolha uma forma para fazer o login: pode ser com telefone celular, e-mail, conta gov.br ou certificado digital.
  3. Depois disso, o PIÁ descomplica sua vida: não é preciso inserir outros dados para fazer a consulta, basta clicar em Consultar.

As causas mais frequentes são similares entre os estudos, sendo as mais comuns: condições clínicas do paciente não favoráveis à cirurgia, problemas relacionados à estrutura e à organização da instituição e o não comparecimento do paciente.

Como os planos estavam reiteradamente abusando dos prazos para dar uma resposta ao consumidor/ paciente, e a lei não previa nada específico quanto ao prazo, a ANS fez a Resolução Normativa nº. 319/2013, que passou a prever o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para resposta às solicitações (art. 2º da resolução).

Consultas com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional: 10 dias úteis para resposta; Consulta nas demais especialidades: 14 dias úteis para resposta.

Como ajuizar uma ação na Justiça contra convênio médico? Em alguns casos mais simples, o beneficiário pode recorrer ao Juizado Especial Cível (JEC), também chamado de “Juizado de Pequenas Causas”, para mover uma ação judicial contra convênio médico.

Plano de saúde cobre cirurgia? Sim, existem planos de saúde que cobrem os procedimentos cirúrgicos apontados pelo médico como necessários. São eles: o plano hospitalar com obstetrícia, plano hospitalar sem obstetrícia e o plano referência.

Segundo a própria Bradesco Saúde, o prazo de análise é de 5 a 15 dias para emitir a autorização.

Como consultar o status da minha solicitação de autorização? Acesse o app Meu Plano e clique na opção "Autorizações" para ter acesso ao status de suas solicitações. Ou acesse o Canal do Beneficiário, insira seus dados e clique na opção "Consulta beneficiário" e depois em "Autorizações Prévias".

Basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita.

Como saber o resultado da lista de espera? O site do MEC divulga a data de início da convocação dos candidatos que estão aguardando a lista de espera, mas para que você saiba se foi selecionado ou não, precisa entrar em contato diretamente com a instituição de ensino na qual está concorrendo a uma vaga.

Para consultar, basta clicar no botão "Resultado da Lista de Espera" e a página vai direcionar para o Sistema Sisu, onde é preciso preencher os campos: instituição, local de oferta, curso, grau e turno. Após isso, basta ir em "pesquisar" e a lista é exibida.

Portanto, pode ser de 12, 24, 36 ou mesmo 60 meses. Cada instituição tem suas regras e pode estabelecer um valor mínimo para parcelamentos longos. Todos os meses, o consumidor pode ser sorteado e receber uma carta de crédito no valor do seu contrato.