Quanto tempo o ovo pode ficar guardado na geladeira?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

De modo geral, o ingrediente dura até 60 dias dentro da geladeira. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura (quando a galinha bota o ovo). Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes.

A validade de um ovo é a de 28 dias após a sua postura (Regulamento (CE) nº 589/2008, de 23.06).

Dicas para conservar os ovos
Mantenha os ovos dentro da embalagem e sem lavá-los. Você só deverá higienizá-los antes de prepará-los para consumo. Para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho).

Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Verifique se há a presença do selo SIF e dados do produtor, como nome e CNPJ; Confira se não há rachaduras em nenhum deles; Dê preferência àqueles que estão sob refrigeração no mercado; Evite comprar ovos sujos.

Na geladeira um ovo dura até dez dias, é importante guardá-los com a ponta para baixo, assim a gema fica centralizada. Depois de quebrados é possível guardar por dois dias na geladeira. As claras, se separadas das gemas, duram mais, podem ser guardadas por até uma semana.

Cerca de 2 semanas. Sinais de que não podes consumir: Aspecto: coloca o ovo num copo com água - se flutuar, não é seguro consumir. (Se ficar em pé mas não flutuar, já não está fresco mas pode ser consumido.) Cheiro: se tiver um odor desagradável.

Se for consumir os ovos dentro de uma semana, e se estiverem dentro da data de validade definida pelo fornecedor, pode até deixar fora da geladeira. Não é prática muito recomendável no Brasil, especialmente no verão, quando as temperaturas sobem bem e os dias ficam muito quentes.

O lugar ideal para armazenar os ovos é na geladeira, mas não na porta, porque a variação de temperatura ali não é bacana. Ovos frescos e armazenados de maneira correta não devem ter cheiro forte. Ao quebrá-lo a gema deve estar centralizada e firme. A clara deve ter aspecto translúcido e gelatinoso.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

O ideal é que o processo de limpeza seja feito em água corrente, para que as impurezas mais superficiais sejam removidas. Posteriormente, os ovos devem ser colocados em uma solução de água com cerca de 10 gotas de hipoclorito de sódio por, mais ou menos, 10 minutos.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

A lavagem do ovo não é obrigatória antes da sua venda, mas uma higienização pode ser efetuada com jatos de ar, escovas e esponjas secas. Ovos com sujeira ou danificados não podem ser comercializados.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Posso comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

As proteínas da clara contêm ácidos de enxofre, os quais submetidos a altas temperaturas, liberam gás sulfeto de hidrogênio. Com o aquecimento da água externa, esse gás reage quimicamente com o ferro presente na gema, formando sulfeto de ferro, um sal mineral que tem essa tonalidade cinza-esverdeada.

pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.