Quanto tempo o mundo leva para dar uma volta completa?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas.

A luz viaja extremamente rápido pelos padrãoes terrestres: a velocidade da luz é 300000 km/s, uma velocidade com a qual é possível dar 8 voltas em torno da Terra em apenas 1 segundo.

A terra além de girar ao redor do Sol também gira em torno de seu eixo, a este movimento nós chamamos de rotação do planeta. Ela leva um dia para dar uma volta completa. OU seja a terra da 1 volta por dia.

Volta ao mundo de navio
O tour pelos mares e oceanos levaria nada menos que 41 dias a mais do que viajar de trem, 48 do que seguir de carro e 69 em relação ao avião, o único capaz de realizar a volta ao mundo em 80 horas.

No entanto, poucas pessoas sabem que é possível dar a volta ao mundo com apenas uma passagem. A Round the World (RTW) Ticket, ou Passagem de Volta ao Mundo, foi criada pela aliança mundial Star Alliance, e hoje é oferecida também pela SkyTeam e pela OneWorld.

O dia sideral médio, considerando as variações elípticas da órbita da Terra, é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

quatro dias

A primeira nave tripulada que foi à Lua demorou quatro dias a alcançar a órbita do nosso satélite. No regresso, levou menos de três dias.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

nove meses

A NASA estima que uma viagem só de ida para Marte leva cerca de nove meses; mas, isso varia de acordo com a posição da Terra e de Marte. Por exemplo, considere a missão Mariner 4, da NASA: ela foi lançada em 28 de novembro de 1964 e chegou a Marte somente em 14 de julho de 1965, após 228 dias de viagem.

nove meses

Em média, a viagem de ida a Marte levaria cerca de nove meses; contudo, o retorno para a Terra poderia demorar até 21 meses devido à mecânica orbital.

O que faz a Terra girar? Na verdade, o nosso planeta, assim como os demais planetas solares, só gira porque não existe nenhum tipo de força ou resistência capaz de parar a sua rotação, que se perpetua.

Praticamente todos os seres vivos seriam extintos. Talvez alguma espécie abissal poderia sobreviver, uma vez que esses seres têm a vida baseada na quimiossíntese. Além disso, no instante em que a Terra parasse de girar, ela sairia de uma velocidade de aproximadamente 1.675 km/h (em uma latitude de 45°) para zero.

O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Nós pesquisamos bastante para saber quanto custa uma volta ao mundo e concluímos que, em média, esse valor pode variar entre 15 e 30 mil dólares, para um ano de viagem.

Faça uma lista dos lugares que você deseja conhecer e defina o tempo disponível que pretende ficar em cada um deles. Nessa etapa, é importante buscar algumas informações básicas sobre os destinos escolhidos, como exigência de visto e o clima da região no período de sua visita.

A volta ao mundo de Fernão de Magalhães se notabiliza por ter sido a primeira ocasião em que ocorreu a circunavegação registrada na história mundial, o que provou na prática que a Terra tinha formato esférico. O responsável pelo feito foi o navegador português Fernão de Magalhães (c. 1480 - 1521).

Descobrimos a história desta dupla através da CNN Travel. Em maio deste ano, 2022, Tom Turcich, de New Jersey, Estados Unidos da América, tornou-se na 10ª pessoa a dar uma volta ao mundo a pé, enquanto que a sua fiel companheira de quatro patas, a Savannah, foi o primeiro cão a alcançar este feito.

No dia 6 de setembro 1522, a nau Victoria, o derradeiro navio na armada de Fernão de Magalhães e o primeiro a dar uma volta completa ao mundo, chegou ao porto de San Lúcar de Barrameda.

Um ano-luz equivale a, exatamente, 9.460.730.472.580,8 quilômetros.