Quanto tempo o Ministério do Trabalho responde?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão.

O Ministério do Trabalho informa que o agendamento eletrônico para o atendimento presencial em suas unidades para o seguro-desemprego é gratuito. Nenhuma taxa é cobrada para agendamento, nem para habilitação do beneficio.

Notícias. O trabalhador que tem o requerimento do Seguro-Desemprego indeferido pode solicitar a revisão do seu pedido por meio de um recurso administrativo ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). O prazo para solicitar o recurso é de 2 anos, contados da data de demissão do vínculo que deu origem ao benefício.

Desta forma, orientamos que, caso ocorra dificuldades no atendimento imediato, o cidadão poderá tentar novamente, pois, nossa Central Alô Trabalho funciona das 07 às 19 horas.

Alguns serviços oferecidos pelo portal do MPTS a empregadores e trabalhadores são: emissão de carteira de trabalho digital, seguro desemprego, registro de profissionais, saque do abono salarial e registro de instrumento coletivo de trabalho, dentre outros.

Informações sobre o tema e outros assuntos trabalhistas podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2113-2810 (WhatsApp), ou pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br.

Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Benefício em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado. Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento.

Contato: chamada telefônica para o número 158. Horário de funcionamento: 7h às 19h.

Entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link http://trabalho.gov.br/contato, pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158.

Fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho é uma opção quando você identifica que os direitos trabalhistas estão sendo negligenciados por uma empresa, mas não cabe a entrada de um processo. São situações de natureza coletiva, por exemplo, ou que não lhe afetam de maneira particular.

A fiscalização do trabalho pode ser descrita como uma inspeção referente ao cumprimento da legislação trabalhista. Nela, os auditores do trabalho averiguam se a empresa está cumprindo com suas obrigações legais diante dos direitos dos seus colaboradores.

O cidadão pode procurar o Ministério Público do Trabalho em todo e qualquer caso de irregularidade trabalhista.

Central Telefônica MDT. O Ministério do Trabalho possui central telefônica que presta informações para o cidadão . A Central de Atendimento Alô Trabalho, número 158, funciona 24h por dia (eletrônico) e de segunda a sexta-feira das 07h às 19h (humano).

Para encaminhar sua mensagem ao Ministério do Trabalho e Previdência, por favor preencha o formulário abaixo. Se você está usando o MacBook ou iPhone e o formulário não aparece abaixo, tente acessar a partir de um computador com Windows ou celular Android. Não deixe de conferir sua caixa de spams.

O Ministério do Trabalho não existe mais! No governo Bolsonaro, o ministério foi extinto e suas atribuições foram incorporadas ao novo Ministério da Economia. Trabalhadores devem buscar informações no portal de serviços do governo federal – www.gov.br/trabalho – ou no telefone do Alô Trabalho pelo número 158.

Solicite o benefício

  1. Portal Gov.br.
  2. Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS.
  3. Presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, após agendamento de atendimento pela central 158.