Quanto tempo o medicamento demora para ser absorvido pelo organismo?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Se o vômito ocorreu imediatamente após a administração do medicamento: você pode repetir o procedimento integralmente conforme orientação médica e indicação da bula. No entanto, se o vômito ocorrer muito tempo após a administração do medicamento, você deve aguardar o intervalo descrito em bula.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

A administração desses medicamentos fora do intervalo de 30 minutos, antes ou depois do horário prescrito, pode causar danos ao paciente.

“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Em quanto tempo, eliminamos as medicações de nosso organismo? A eliminação das medicações costuma ser rápida, em geral de horas a dias. Mas cada uma leva um tempo diferente. Por exemplo, quem faz a quimioterapia “vermelha” consegue ver isso facilmente pela cor da urina.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Portanto, se a medicação aconteceu depois de 15 – 30 minutos antes do vômito, a reaplicação não é necessária, já que esse tempo é o suficiente para a absorção do comprimido ou xarope. Por outro lado, se o vômito se deu logo após a ingestão do medicamento, a dose não foi corretamente absorvida pelo organismo.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

se a criança vomitou mais de uma hora depois, é melhor não repetir a medicação, pois já deu tempo do organismo absorvê-la; se a criança vomitou entre 30 minutos e uma hora depois de tomar o remédio, o mais indicado é entrar em contato com o pediatra.

Se o comprimido não liberar o medicamento com rapidez suficiente, grande parte dele pode ser eliminada nas fezes sem ter sido absorvida e os níveis sanguíneos podem ficar muito baixos.

A postura do corpo na hora de ingerir remédios pode influenciar a velocidade de absorção do medicamento pelo corpo. Quando você sente uma dor muito intensa pelo corpo, uma das primeiras coisas a se fazer é tomar um remédio para dor, na espera de que ele faça efeito o mais rápido possível.

Ou seja, os princípios ativos presentes nos medicamentos, atuam em lugares pré-determinados no nosso corpo, pois nesses locais existem receptores específicos que ao cruzarem com o princípio ativo do medicamento, se ligam, gerando uma série de reações no nosso organismo e levando ao fim da dor, por exemplo.

Segundo pesquisa da Johns Hopkins, o ideal é tomar as medicações deitado do lado direito. Em muitos casos, depois de tomar um comprimido, temos a sensação de que o remédio está levando um tempo maior para fazer efeito.