Quanto tempo o juiz tem para analisar um habeas corpus?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

A teor do disposto no artigo 30 da Lei 8.038/1990, o prazo referente ao recurso ordinário constitucional em "habeas corpus" é de cinco dias.

Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

Quem julga o habeas corpus? O HC é julgado pela autoridade hierarquicamente superior à que determinou a violação ao direito de locomoção de determinada pessoa.

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

Se negado o habeas corpus caberá recurso em sentido estrito, artigo 581 do Código de Processo Penal , observado o rol taxativo que o encerra, sendo certo que sempre será passível de novo habeas corpus....

Walt Rio de Janeiro/RJ há 9 anos
Não há limitação para impetração de habeas corpus dentro de um mesmo processo desde que o objeto do direito violado seja diverso.

O HC não tem custas (despesas) e pode ser protocolado tanto pela pessoa que está presa quanto por outras pessoas em favor dela. Se a pessoa está presa, pode enviar o HC como carta ao Tribunal de Justiça.

Acesse http://www.stf.jus.br – Processos – Acompanhamento Processual.

Em regra, a competência para julgar o habeas corpus é sempre uma autoridade acima daquela que proferiu a ordem ilegal. Exemplificando, se quem determinou a prisão ilegal foi um juiz de primeiro grau, a competência para julgar o habeas corpus será do Tribunal hierarquicamente superior.

Existem alguns caminhos:

  1. Usar a previsão legal do Recurso Ordinário Constitucional.
  2. Buscar a impetração de novo habeas corpus para os Tribunais Superiores.
  3. Trabalhar no processo propriamente dito (na Vara Criminal de origem)

Indica que o processo foi julgado por um juiz ou uma juíza.

Indica que o pedido de Habeas Corpus foi negado.

Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de "habeas corpus" contra decisão de Turma Recursal de Juizados Especiais Criminais.

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas).

O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)

Após a emissão do alvará de soltura, ele deve ser encaminhado à autoridade competente para garantir a libertação do preso. Entretanto, vale destacar que existem situações que podem impedir o seu cumprimento.