Quanto tempo o INSS afasta por ansiedade?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Estar afastado das atividades por mais de 15 dias, devido à mesma doença; ou. Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, intercalados em um prazo de 60 dias; Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social (algumas doenças são isentas desta obrigação);

O período de afastamento vai depender da análise do perito do INSS. Sendo assim, poderá ser por poucos dias ou ele poderá até mesmo solicitar a aposentadoria por invalidez que dura muitos anos. Caso você não concorde com o resultado da perícia, poderá recorrer ao próprio INSS ou, ainda, entrar com uma ação judicial.

Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário ressaltar que qualquer doença psicológica pode justificar o afastamento de funcionário. Para tal, é preciso que a condição incapacite a pessoa de exercer as suas funções laborais, conforme explica o artigo 59 da Lei 8.213, de 1991.

Será a perícia que através da avaliação de um médico, decidirá se o trabalhador terá direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Na hora da perícia é necessário apresentar os seguintes documentos: atestados, laudos, receituários, relatórios e exames, entre outros.

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, agendar perícia médica inicial, inserir os documentos solicitados e aguardar resultado do benefício por incapacidade. A solicitação também pode ser feita através do telefone, na Central 135 do INSS.

Geralmente, o médico psiquiatra é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do transtorno de ansiedade.

1 é o código para Ansiedade generalizada, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Abordo a partir de agora o significado deste código CID, além de procedimentos para diagnóstico e tratamento. Leia até o final e confira também soluções para qualificar a assistência médica em casos como esses.

Esses sintomas impossibilitam que o trabalhador continue exercendo suas funções normalmente, por isso o cidadão que sofre de ansiedade pode requerer o auxílio-doença (benefício assegurado pelo INSS para o trabalhador que possui incapacidade temporária para exercer suas atividades laborais).

Já o médico perito trabalha para o Instituto. Ele analisa a concessão do afastamento e emite parecer conclusivo quanto à existência da incapacidade para trabalhar e a necessidade de afastamento do trabalhador, assim, pode ocorrer deste médico discordar das conclusões dos outros.

Sendo assim, para realizar o cálculo do auxílio doença em 2022, o colaborador que contribuiu ao INSS por 1 ano, por exemplo, deve somar todo o valor recebido no período e então dividí-lo por 12 (total de meses de contribuição). Aplica-se no resultado ainda o coeficiente de 91%.

Vários documentos podem ser utilizados para provar que a depressão foi causada pelo trabalho, vai depender do seu caso.
...
Os documentos que não podem faltar são os documentos médicos, como:

  1. Atestados;
  2. Receitas;
  3. Laudos;
  4. Exames;
  5. Relatórios.

Além do sofrimento muito intenso, dois outros fatores indicam que a ansiedade atingiu um grau prejudicial e patológico: desproporção entre o risco real e o avaliado e incapacitação gerada por esse quadro. Quando deixa de ser útil, a ansiedade tira a liberdade da pessoa e a incapacita na vida profissional ou afetiva.

3 práticas para controlar a ansiedade no trabalho

  1. Procure dialogar. O diálogo e a transparência são ótimas ferramentas dentro de um ambiente de trabalho. ...
  2. Faça pausas. Mesmo que a rotina não seja agitada, o trabalho diário é cansativo, exige atenção e concentração das pessoas. ...
  3. Busque ajuda.

A crise de Ansiedade no trabalho acontece por diversos motivos, como o excesso de tarefas e a falta de reconhecimento. Essas duas causas podem acarretar em uma baixa autoestima e o surgimento de transtornos psicológicos.

Para a emissão de um laudo é importante ter informações suficientes sobre a queixa do paciente e do progresso do tratamento. No caso do psicólogo, podemos fazer este "parecer" incluindo a hipótese diagnóstica (Cid 10 e/ou DsmV) incluindo projeto de tratamento e outros acompanhamentos necessários.

Ela impulsiona a buscar conquistas. Ela nos deixa prontos para lutar ou fugir em situações-limite. Ela nos deixa em estado de alerta e atentos a perigos. Ela permitiu ao ser humano sobreviver a inúmeros perigos em função da sua capacidade de detectar ameaças.

9 – Não finja ou simule uma situação
Como resultado, isso pode inviabilizar o seu benefício. Portanto, sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade.

O teste DASS-21
A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress.

Alguns dos exames que podem ser solicitados por seu médico ou psiquiatra durante esse processo são o exame de sangue e o eletroencefalograma, por exemplo.

Diagnosticado com Depressão Grave F32. 2, Transtorno de Ansiedade Generalizada F41.

CID 10 - F41 - Outros transtornos ansiosos - iClinic.