Quanto tempo o hCG fica no corpo depois do parto?

Perguntado por: rfogaca8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Após o parto os níveis séricos de hCG seguem regredindo e os resultados dos testes atingem valores normais (<5 mUI/mL) em torno de 30 dias. Após a interrupção de uma gravidez não-molar na 1a metade da gestação, os valores de hCG atingem resultado normal em torno de 2 a 3 semanas.

Sim, é possível o Beta-hCG estar positivo e a mulher não estar grávida. Isso é chamado de teste falso positivo e ocorre em casos de tumores germinativos (ovarianos ou testiculares - isto é, o Beta-hCG pode ser positivo inclusive em homens, que obviamente não estarão grávidos).

Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

O HCG é o responsável por provocar os sintomas de enjoo e vômito tão conhecidos e sofridos nos primeiros meses de gestação. Ele também pode provocar os seguintes sintomas: Sensação de sono e cansaço. Irritabilidade e mudanças de humor constante.

A partir da 12ª semana de gestação, é normal que o seu exame de beta-hCG comece a diminuir. Isto acontece devido ao aumento da progesterona, um dos hormônios responsáveis pela nutrição do feto. Deste modo, a gravidez evolui sem complicações e você deve seguir com o seu acompanhamento pré-natal.

Além de não emagrecer, o hormônio também pode causar efeitos colaterais. "Devido ao aumento da produção de estrógenos e outros hormônios sexuais, que podem causar trombose, embolia pulmonar, AVC, infartos, náuseas, vômitos cefaleias", enumera o especialista.

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

É possível desconfiar de que está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo.

A diástase abdominal é uma condição causada nos músculos do abdômen da gestante, acima ou abaixo do umbigo, quando eles se separam e não voltam ao normal, deixando uma saliência na barriga.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Pensando nisso, especialistas detalharam o que pode ajudar nesse período:

  1. Ter privacidade é importante. ...
  2. Sem preconceitos com os lubrificantes. ...
  3. Sexo não é feito só de penetração. ...
  4. Aposte em posições mais favoráveis.

A gestação durante o resguardo
Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente.

Outro sinal notado precocemente é, que devido ao aumento da progesterona no corpo, a mulher sente maior cansaço em realizar tarefas do dia-a-dia e os seios passam a ficar mais sensíveis. Já por consequência do início da produção do hormônio beta-HCG, nota-se um aumento na frequência urinária.

hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana, um hormônio glicoproteico produzido durante o período de gestação pela placenta.

A maioria dos exames de gravidez detectam o Beta hCG na urina da mulher e são facilmente encontrados em qualquer farmácia. Apesar de oferecerem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado pode ser positivo, mas você pode não estar grávida.