Quanto tempo o flamboyant leva para florescer?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

8 anos

Flores Flores grandes, vistosas, com 5 pétalas, sendo uma delas diferente, de coloração vermelha ou laranja, existe também uma variedade de cor amarela. Demora cerca de 8 anos para que aconteça a primeira florada.

Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura.

Tempo de vida: depende das condições climáticas e do tipo de solo em que é plantada, podendo chegar a mais de 70 anos; Luminosidade: sol pleno; Clima: tropical, subtropical e equatorial.

A árvore flamboyant adulta pode chegar a 15 metros de altura e tende a crescer bem rápido, cerca de um metro e meio por ano nas regiões mais quentes.

Como Plantar: Plantar as sementes em local definitivo ou tubetes plásticos, cobrindo-os com 3 cm de terra. Recomenda-se "ralar" ou "lixar" a casca da semente para facilitar a germinação. Após a germinação, transplantar a muda para local amplo, em qualquer tipo de solo e sempre a pleno sol.

Rega: Enquanto muda, regar com regularidade. Depois que pegar, não precisa mais. Tolera bem estiagem. Clima: Se adapta bem ao tropical e subtropical do Brasil.

A melhor coisa a lembrar sobre Flamboyant é que eles não requerem podas de rotina. Sua árvore provavelmente crescerá melhor se você a podar como e quando for necessário e não mais do que isso.

Seu nome tem origem no francês e significa “flamejante”, “vistoso”, “chamativo”, devido a coloração viva de suas flores. No Distrito Federal esta beleza é apreciada de outubro até dezembro. As flores do flamboyant duram de 30 a 40 dias e podem ser encontradas em três cores: vermelho, laranja e amarelo.

"O flamboyant é uma árvore extraordinária. Além de ter uma beleza ímpar, ela tem muitas propriedades. É usada na medicina como antioxidante e ainda trata dores, inflamações e tem se mostrado eficaz contra bactérias", afirma a especialista.

Algumas plantas conhecidas, geralmente para fins ornamentais, têm potencial para alimento a exemplo do Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Flamboyant, Gardênia, Amor Perfeito, Cravinha, Hibiscos, dentre outros.

As podas ocorrem em qualquer época do ano, seja durante a floração ou durante o crescimento dos frutos.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita.

Originário de Madagascar, o Flamboyant é considerado uma das árvores mais bonitas do mundo, por conta de suas belas flores de tons que vão do laranja ao vermelho intenso e tomam conta de toda copa na época de floração. É muito apreciado para os jardins e para os jardins de cidade e calçadas.

O nome da espécie é francês e significa flamejante, justamente devido ao colorido intenso. Tem frutos marrons em formato tipo vagem que podem ultrapassar os 40 cm. Devido à beleza o flamboyant é considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, não à toa é muito utilizada no paisagismo.

Como identificar o Flamboyant-Mirim? Ao contrário do Flamboyant original (Delonix regia, de origem africana), o Flamboyant-Mirim é de menor porte e, por ter raiz pivotante, não tende a criar problemas às estruturas de solo ao redor de onde se encontra.

A imersão das sementes de Flamboyant em água quente (100°C) por 1 min, mais espera do resfriamento da semente no recipiente até atingir temperatura ambiente é o mais eficiente para a superação da dormência da espécie.

Diferentemente do flamboiã, que possui raízes grossas que se alastram e tornam problemático seu cultivo em meio urbano, o flamboiã-mirim, como o próprio nome indica, tem porte pequeno/médio (arbusto/arvoreta) e, como sua raiz é pivotante, não tende a causar prejuízos às estruturas no entorno, sendo planta muito ...