Quanto tempo o estômago leva para digerir água?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos. É por isso que, caso ela fosse capaz de diluir os sucos digestivos, como muitos afirmam, esse processo ocorreria por pouco tempo.

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.

O líquido dilui os sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos. Portanto, sintomas como indigestão, distensão abdominal e queimação podem ocorrer quando optamos por beber durante as refeições”, afirma Ariane Gabriel, nutricionista da Santa Casa de São José dos Campos (SP).

Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação. Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada.

O organismo produz, em média, 7 litros de liquido por dia – entre saliva, suco gástrico e bile – e o intestino absorve 9 litros.

Facilita a digestão
Quando o nível de hidratação está abaixo do que o seu corpo precisa, a digestão se torna mais lenta e acaba prejudicando o seu bem-estar. Importante pontuar que o consumo de água deve ocorrer até 30 minutos antes da sua refeição, ok?

Dose certa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. De acordo com o Dr. Pereira Jr., “basta respeitar sua sede e saciá-la”.

Em pessoas saudáveis, o rim filtra em média 800 a 1000 ml de água em uma hora. “Não há risco de passar mal com quantidades de água que não excedam esses valores”, afirma a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Se você bebe muita água enquanto come, a tendência é que esse suco vá se diluindo e ficando 'mais fraco'. O resultado seria uma digestão mais lenta. Nesses casos, você ficaria com uma sensação de estômago pesado, meio empapuçado mesmo. Algumas pessoas podem ainda sentir refluxo esofágico (aquela queimação na garganta).

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Beber água antes de dormir acelera o metabolismo, melhora o sono, repõe nutrientes e minerais e contribui para homeostase corpórea. Porém, não é aconselhável uma ingestão grande antes de dormir, pois pode gerar a necessidade acordar durante a noite para urinar.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.

Não prejudica a digestão porque o metabolismo está funcionando normalmente e também porque não dá tempo de entrar em sono profundo. Antes de dormir é importante fazer refeições leves. O ideal, segundo a nutricionista, é jantar até três horas antes de dormir.

A poliúria pode ser apropriada quando o paciente ingere muito líquido e precisa eliminá-lo. Neste caso, faz todo o sentido urinar muito, já que o paciente bebe muitos líquidos. O excesso de urina é apenas uma resposta fisiológica natural.

Conclusão: A água leva em média de 20 a 30 minutos para chegar à bexiga após ser ingerida e ser filtrada pelos rins. É importante manter uma boa hidratação para evitar problemas de saúde.

Beber mais água, mesmo sem sede, vai melhorar minha saúde, certo? Não. É claro que pessoas com certas condições, como cálculos renais ou a doença renal policística autossômica dominante, mais rara, podem se beneficiar fazendo um esforço para beber um pouco mais de água do que a sede lhes diria, disse Topf.